Taça Cidade de Manaus de Futebol Sub-13 inicia com goleada

Por

06/07/2014 16h45 — em Amazonas

Na abertura da primeira edição da Taça Cidade de Manaus de Futebol de Rua Golzinho 3x3 Sub-13, ocorrida no sábado sábado, 5, no bairro Cidade Nova, zona Norte, a seleção da Croácia, representada por jogadores do Conjunto Cidadão 1, goleou por 8 a 1 os adversários do Terra Nova 1, que na ocasião defenderam o Brasil.

 

Realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), a competição tem 32 equipes inscritas somente na zona Norte da cidade, onde aconteceram as disputas ao longo da manhã de sábado. Logo no início da tarde, por volta das 13h15, o público presente conheceu os dois países classificados para a final, Coreia do Sul e Espanha, campeão e vice-campeão, representados, respectivamente, por moradores dos bairros Cidade Nova 5 e Comunidade Boas Novas.

 

Criada em alusão à Copa do Mundo, cada bairro representa na disputa uma seleção participante do Mundial de 2014. De acordo com o coordenador-geral do evento pela Semjel, Thiago Durante, a iniciativa é voltada a jogadores com até 13 anos de idade, residentes em diferentes bairros da capital, indicados por meio das ligas esportivas dos respectivos bairros. “São 32 equipes representando quatro diferentes zonas da cidade: Norte, Leste, Sul e Oeste, totalizando 128 grupos”, disse.

 

De acordo com o secretário da Semjel, Elvys Damasceno, a Taça Cidade de Manaus de Futebol de Rua Golzinho 3x3 Sub-13 atende a uma exigência do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto. “A finalidade é levar essas atividades para as comunidades, incentivando a prática de esportes, proporcionando uma vida mais saudável à população”, declarou.

 

Acompanhando de perto as partidas, o funcionário público Leandro Silva, parabenizou a iniciativa. “É uma satisfação enorme ver essa molecada jogando. Voltei no tempo aqui, recordando a minha infância, quando utilizávamos latinhas como traves. É claro que essa competição tem outro nível, muito mais organizada, parabenizo o secretário da Semjel e o prefeito de Manaus por estarem levando o esporte da nossa cidade a sério”, comemorou.

 

Para o subsecretário de Juventude, Rodrigo Guedes, é importante valorizar essas crianças e adolescentes participantes da Taça Golzinho Sub-13, resgatando a tradição das brincadeiras de rua. “Os integrantes do time campeão e do vice de cada zona receberão troféus e medalhas”, frisou.

 

As disputas irão acontecer todos os sábados, até a primeira quinzena de agosto, e na etapa final os times de cada zona da cidade disputarão entre si até que seja definido um ganhador, sendo assim revelado o grande campeão do torneio. Todos os participantes da equipe vencedora ganharão uma bicicleta e o artilheiro da competição será premiado com uma camisa oficial da Seleção Brasileira de Futebol.

 

No próximo sábado, 12, os jogos irão acontecer na zona Oeste, o local ainda será definido pelos organizadores do evento. O cronograma com as partidas será divulgado ao longo desta semana, segundo Thiago Durante.