Seduc repassa 55 mil tablets para escolas de ensino médio

Por

04/07/2014 18h57 — em Amazonas

 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciou pelo município de Iranduba (distante 32 quilômetros de Manaus) o repasse de tablets educacionais às escolas públicas estaduais que oferecem em sua grande o atendimento a alunos do 3º ano do ensino médio.

 

Os implementos tecnológicos, repassados de forma inédita às unidades públicas estaduais de ensino, estarão acessíveis a 55 mil alunos do 3º ano do ensino médio e serão utilizados nos próprios ambientes escolares, tendo como finalidade fortalecer e impulsionar o processo de ensino e aprendizagem.

 

A primeira unidade de ensino a receber os materiais foi a escola estadual Isaías de Vasconcelos, localizada no município de Iranduba, Região Metropolitana de Manaus. O repasse à instituição foi realizado na noite da última quinta-feira, dia 3 de julho.

 

Na ocasião, o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, informou que o repasse dos equipamentos está inserido na política de Educação do Governo do Estado que visa assegurar aos estudantes o pleno desenvolvimento a partir do acesso a serviços educacionais de qualidade crescente.

 

“Hoje a qualidade do atendimento educacional requer a adoção de medidas inovadoras. Pensando desta forma o Governo do Estado vem investindo em tecnologia para fortalecer o processo de ensino. Asseguramos o repasse de tablets para mais de 17 mil professores e agora propiciaremos este mesmo benefício às escolas de ensino médio para uso pedagógico de mais de 55 mil alunos”, informou Rossieli Soares da Silva.   

 

Ao realizar a entrega dos materiais para a direção da escola estadual Isaías Vasconcelos, o secretário da Seduc reuniu-se com os alunos e docentes e explicou que o repasse dos tablets foi projetado com o intuito de potencializar os projetos pedagógicos já desenvolvidos pelas escolas.  “Os equipamentos tecnológicos, aliados às demais ações pedagógicas têm a finalidade de auxiliar os jovens em seu processo de aprendizagem, servindo como instrumento de pesquisa, comunicação e aquisição de conhecimento”, concluiu Rossieli Soares da Silva.

 

Especificações – Os tablets educacionais que começaram a ser repassados às escolas que atendem ao 3º ano do ensino médio possuem, de acordo com a Seduc, as seguintes especificações: Processador dual core de 1GHz; RAM de 1GB; Memória interna de 16GB (expansão de até16Gb); tela de 7 polegadas;  interface micro USB, mini HDMI e sdcard; conectividade wi-fi, bluetooth e pen modem; câmeras frontal e traseira; bateria com autonomia de 3 horas; Sistema operacional Android 4.2; capa protetora e capa para transporte.

 

Professores – Com o objetivo de aprimorar a ação pedagógica desenvolvida pelos docentes da rede pública estadual o Governo do Estado iniciou no último dia 28 de maio o repasse de tablets especificamente para professores.

 

Os equipamentos, que já foram repassados a todos os professores (lotados em sala de aula) de Manaus, estão sendo repassados por meio de um cronograma de entrega a todos os demais 61 municípios do interior e totalizarão 17.650 docentes beneficiados.