Secretário de Saúde alerta sobre novo pico de Covid-19 no Amazonas

Por Portal do Holanda

02/01/2021 14h30 — em Amazonas

Hospital de Campanha em Manaus: capital deve registrar nova sobrecarga nas unidades de saúde. Foto: Mario Oliveira/Semcom

Manaus/AM - O secretário de Saúde do Amazonas Marcellus Campêlo afirmou durante entrevista a um jornal local que, caso a população continue ignorando o distanciamento social e as medidas de higiene, a rede de saúde do estado não terá estrutura suficiente para atender a novos casos de Covid-19.

"Se a população continuar aglomerando, sendo infectada e adoecendo, vai chegar uma hora em que o Estado não terá condições de atender a todos", declarou.

Além das reuniões em eventos, a falta de proteção e as eleições influenciaram no aumento expressivo de pacientes com a doença nos últimos dois meses do ano, avaliou o secretário.

"As diversas aglomerações em praias, flutuantes, casas de shows e bares contribuíram para o crescimento. As convenções partidárias e campanhas eleitorais também causaram muitas aglomerações e casos confirmados. Nesse período, o número de internações só aumentou".

Campêlo prevê que, após quinze dias das celebrações de Natal e de Ano Novo, haverá uma disparada no número de internações. Por isso, a secretaria vem intensificando a abertura de novos leitos nos hospitais da capital. As ações integram a fase 4 do Plano de Contingência da pasta.

"Estamos mudando o perfil das unidades de saúde para que elas possam receber pacientes de covid-19, mudando sua característica. O Hospital Platão Araújo, que é porta de entrada geral, foi reconfigurado para atender mais covid do que outras patologias. A mesma coisa está acontecendo com o Hospital 28 de Agosto".

Já são 201.754 pessoas infectadas pelo novo coronavírus no Amazonas, com total de 5.295 óbitos. Em dezembro, o estado chegou a registrar mais de mil casos novos em dois dias, de acordo com levantamento da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas