Sistema de saúde de Manaus deve entrar em colapso, alerta Wilson Lima

Por Portal do Holanda

31/12/2020 15h40 — em Amazonas

Lima pediu que a população evite aglomerações na virada do ano. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Manaus/AM - O governador do Amazonas Wilson Lima (PSC) afirmou, em entrevista concedida a Rádio Tiradentes na manhã desta quinta-feira (31) que, dentro de cinco dias, os hospitais de Manaus devem enfrentar novo colapso caso a população continue descumprindo as normas de prevenção contra o novo coronavírus.

Se isto ocorrer, não haverá leitos suficientes para atender a crescente demanda, alertou Lima.

"Se as aglomerações não diminuírem, nós não teremos mais nenhum leito clínico ou de UTI para atender essas pessoas. Só para a população ter uma ideia da situação alarmante, nos últimos dois dias foram internadas 209 pessoas. Os profissionais de saúde estão trabalhando no limite, estão exaustos", declarou.

Lima pediu que a população evite aglomerações na virada do ano para evitar a sobrecarga do sistema de saúde. 

Na quarta-feira (30), o Ministério Público e defensorias entregaram um pedido para que o governo do Amazonas suspenda as atividades comerciais, tendo em vista o aumento acelerado de casos e mortes por Covid-19 em dezembro.

"Estamos estudando com o comitê de combate à Covid-19 para tomar essas medidas, levando em consideração o impacto financeiro, os prejuízos para o comércio. A gente está tentando encontrar um equilíbrio para tomar essas decisões", informou.
 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas