Siga o Portal do Holanda

Política Local

Reunião da Aleam e Manaustrans discute turismo acessível

Publicado

em

Os vilões da pátria amada


A Comissão Especial de Consolidação da Legislação dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Aleam se reuniu, nesta segunda-feira, 25, com representantes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) para tratar sobre a realização de curso de capacitação para agentes de trânsito, a fim de melhorar a acessibilidade das pessoas com deficiência (PCDs) no Amazonas.

Com o curso “Turismo Acessível para Pessoa com Deficiência”, a intenção é capacitar os agentes de trânsito para identificar as falhas nas vias de Manaus e elaborar um estudo junto ao Manaustrans para um planejamento voltado à acessibilidade e segurança dos PCDs. Após a identificação destas falhas o estudo será encaminhado à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) para os ajustes de infraestrutura, que depois de executados, serão devidamente sinalizados pelo Manaustrans.

O coordenador da Comissão, Ronaldo Brasil, salientou que o curso tem como enfoque principal o turismo no Amazonas, visando também a Copa do Mundo de 2014. “Consideramos fundamental que o agente de trânsito seja munido de mais informações para que eles tenham também uma visão mais técnica em torno da temática da pessoa com deficiência, considerando que as pessoas que visitam a cidade não vêm só de outros Estados, mas do interior do Amazonas também”, afirmou, acrescentando que as informações serão encaminhadas ao Grupo de Trabalho de Acessibilidade do Manaustrans, já em fase de implementação.

O engenheiro de Trânsito do Manaustrans, Mesaque Oliveira, destacou o papel do agente de trânsito enquanto observador fundamental dos problemas de acessibilidade. “Com essa capacitação o agente pode trazer as demandas de acessibilidade relacionadas à localização e travessia nas faixas de pedestres, estacionamento em vagas reservadas e ao passeio público, contribuindo para que toda a sociedade ofereça um trânsito mais seguro e adequado às pessoas com deficiência”, explicou.

Após o encontro ficou determinada uma nova reunião para definir os detalhes do curso na próxima quinta-feira (28). A realização do curso de capacitação para agentes é parte das atividades de fomento ao turismo acessível, que será pauta de audiência pública da Comissão de Gestão de Serviços Públicos da Assembleia, em parceria com a Comissão de Turismo e Empreendedorismo da Aleam, na próxima sexta-feira (29) no plenário Ruy Araújo, às 9h.

Já leu estas ?

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.