Reiner Castelo Branco conta para a Vivi como é trabalhar na JUCEA
O primeiro político que entrevistei para a coluna foi o Reizo Castelo Branco, umas das entrevistas mais lidas, batendo recorde de views, 15 mil. Vez outra, pelo whats, ele me pergunta todo metido se teve alguma que já passou a dele. Algumas chegaram perto. Eu já entrevistei político até que chorou ( Serafim: ) dessa eu nunca vou esquecer na minha vida. Na verdade, costumo dizer que meu bate papo para a coluna é uma entrega. Faço perguntas que tenho vontade, é como se aquela pessoa fosse a única no mundo pra mim naquele momento. Se tenho a oportunidade de entrevistar alguém para o Portal do Holanda, principalmente se eu ainda não conheço a pessoa, eu fico achando que vai ser uma merda, que fulano é chato, que sicrano pode ser monossilábico, que não vou poder ser eu mesma e assim vai... Nesses 05 meses, completados hoje, eu só tenho entrevistado gente formidável. Quanto menos espero do entrevistado mais ele me surpreende, saio encantada, fico com a sensação de já ter conhecido a pessoa em outra vida. Cada entrevistado, cada resposta, cada emoção, cada palavrão estão registrados na minha memória e isso ninguém vai tirar de mim. Desde pirralhinha sempre fui muito xereta em fazer perguntas aos adultos, amigos de meu pai e de minha mãe. Quero poder fazer isso sempre, me sinto em alfa, pois não deixa de ser um desafio. Se eu morresse hoje, viria puxar o pé de quem já passou pela coluna, até porque todos são especiais para mim, inclusive o meu chefe pão-duro que não aumenta meu salário. AFFFF!
Meu entrevistado de hoje é o mais jovem de todos que já passaram por aqui, ele é leonino, não curte muito futebol, é evangélico, está solteiro, não é muito de farra e faz coleção de aeromodelos. Ele até poderia passar despercebido não fosse o sobrenome do qual pertence sua família Castelo Branco. Confira a primeira entrevista do Vice- presidente da Junta Comercial do Estado do Amazonas.
Fotos: Zizi Geber
Erram muito o seu nome ao pronunciá-lo?
Algumas pessoas têm essa dificuldade, me chamam de Renner, Renêr, pensam que é Reiner com Y, Reiner com 2 N, mas eu sempre explico que é Reiner normal. É Rei-ner. Hahahahaaha
Qual é o peso de ser de uma família só de políticos?
Olha, é um peso é muito alto – ainda que eu não esteja neste meio “ainda” ajo somente nos bastidores, porque tem o seu lado bom e o lado ruim. Todo mundo conhece a gente e acaba que tem muita gente que fala mal, muita gente que inventa as coisas, lado ruim é só esse. Amo minha família.
E quais são as tuas pretensões políticas? Tu tens vontade de atuar na política?
Essa é uma história grande. Rsssrrsrs
Conta, hahaaha.
Minha história com a política começou em 2010, na reeleição da minha mãe (Vera Castelo Branco) para deputada estadual e do meu pai (Sabino Castelo Branco) para deputado federal. Na época que estava saindo muitas pesquisas que meus pais não iriam ganhar e eu de canto só olhando tudo isso, pensando, me dava uma aflição que “Meo deos do Céu”!!!. Eu não acreditava nisso, mal via meus pais, eles ficavam trabalhando direto na campanha, viajando, até que um dia meus braços direitos, a Zizi e a Lourdes – aonde estou estão comigo, me dando força, a Lourdes dizia: “Reiner, vamos pra rua!!”. E eu não gostava um pingo de política.
Tu és o caçula?
Não, eu sou o do meio, tem outro filho com R também, o Rick.
Você não gostava de política???
Não gostava de jeito nenhum, eu sempre procurava ficar distante. Dizia que não era algo pra mim.
Mas hoje você ainda pensa assim?
Foi uma coisa que eu não saberia te explicar, essa mudança aconteceu da noite pro dia!!!
E quando bateu o estalo?
Eu dormi e quando acordei, falei com a Lourdes, falei pra ela: “Vamos pra rua!”. Eu estava terminando meu segundo ano e essa vontade foi crescendo dentro de mim.
E essa mudança te proporcionou o quê?
Primeiro passo foi caminhar, ajudar meus pais nas ruas, comecei a abraçar as causas sociais, já me vi viajando para o interior. Coisas que de uma hora para outra começaram a fazer parte do meu cotidiano. Eu detestava política e quando me dei conta já estava envolvido. Foi uma coisa inesperada e eu recebi o apoio de muitas pessoas, até de quem me acompanha nas redes sociais, eu realmente não esperava.
Você passou a ser o cabo eleitoral dos teus pais?
Sim, ia de casa em casa. Conheci muitas pessoas no interior, aquilo tudo foi tomando conta de mim. E graças a Deus meus pais foram reeleitos, nossa, graças a Deus. Eu fazia de coração.
Você pertence a algum partido?
Olha, eu vou já chegar aí!!!
Hahahahaha
Essa história também é comprida!!!
Ahhahahaha tudo bem, eu faço uma sinopse das tuas respostas.
Rsrsrsrsrs eu não lembro ao certo o mês, mas em 2011 eu me filiei ao partido do Artur. Tu já deves imaginar o que falaram de mim, ne? Como é que a família dele é toda de um partido e ele se filia a outro? Hahahaha.
Como teu pai reagiu?
Ah foi tudo muito tranquilo porque meus pais são amigos dele. Amigos do Artur. Mas deixa eu te explicar, eu não sou de estar na mídia, não sou de aparecer, eu sou muito reservado. Foi em uma reunião, a segunda parece, quando eu cheguei lá a mídia veio toda em cima de mim. Veio muita gente perguntar as coisas de mim, no dia seguinte estava em todos os jornais. Eu só pensava: “Ai, meo deos, o que vai acontecer!”. E eu continuei visitando as cidades do interior.
PSDB foi o partido pelo qual você se filiou?
No final de dezembro, em 2011, entrei no site do TRE e fui olhar minha filiação. Foi quando descobri que eu não estava em nenhum partido. O__O
Como assim? Pqp!!!
Pois é, alguém havia cancelado. E já não dava mais tempo de eu entrar em outro. E quando janeiro chegou, mamãe colocou um advogado para averiguar essa situação e calhou de ser justamente no período que estava rolando o processo do meu pai e do meu irmão, pois ambos estavam sendo cassados.
Fizeram uma sacanagem contigo mesmo você nem ter participado para algum cargo político.
Pois é, eu só me filiei em um partido político, mas o mais engraçado é que já estava acusando que eu pertencia a dois partidos, estava dando dupla filiação. Não pude me candidatar. Mas eu recorri!
Vocês descobriram quem fez isso?
Não, até hoje não descobrimos, na verdade eu não procurei saber, não ligo muito pra isso. Eu vou já chegar lá também.
Hahahahaha, quantos anos você tem?
Eu tenho 20!!! [26 de julho de 1993].
E como é a tua relação com o Reizo? Algumas pessoas comentam que ele é o filho predileto.
Não, hahahaaha. Não existe ciúmes, não. Nós conversamos bastante, nossa relação é muito boa.
É tudo filho homem??
Por parte de mãe, eu tenho 03 irmãs e por parte de pai, eu tenho mais uma Irmã. Mas com meus pais somos eu, Reizo e Rick.
Tudo com R!!
Sim, tudo com R, não me pergunte o por quê. Eu não sei, hhaaaaha.
Quem é o Reiner Castelo Branco?
Olha, ahahahahaha. Muitas pessoas tem uma imagem diferente de mim, eu vejo pela internet, acham que sou muito metido, acham que não falo com quem não conheço. Vivi, eu falo com todo mundo, é de mim tratar as pessoas bem, até porque faço para os outros aquilo que eu gostaria que fizessem por mim. Inclusive falo com pessoas que já falaram muito mal de mim e que depois mudaram o conceito a meu respeito, falo com elas de boa, eu não sou o que falam por aí. Eu acho que a partir de uma conversa as coisas se resolvem e muitas impressões negativas são quebradas.
Eu sei o que é isso!!
Eu imagino, hahaahahhaa.
Me conta como surgiu esse convite para ser vice-presidente da Jucea?
Foi uma ligação que eu recebi. Meu telefone tocou, era meu pai do outro lado da linha, me disse que havia alguém querendo falar comigo e daí era o governador, foi então que ele fez o convite.
Qual foi tua reação? Governador te ligando!!
Primeiro eu analisei, comecei a refletir se eu dava conta ou não, até porque estavam me lançando um desafio. Ninguém nasce sabendo nada, a gente tem a oportunidade de aprender e graças a Deus eu encarei.
Eu fico imaginando a cara da galera toda te olhando!!!!
Ah eu quebrei isso. No início, eu parecia um estranho no ninho. Eu sou o mais novo. Era todo mundo me olhando, depois fui me acostumando e puxa vida, é muito bom!
Como é o seu dia a dia na Jucea?
Além de ter a minha função, eu gosto de ajudar todo o corpo da Junta. Ajudo a analisar processo, caso falte alguém, algumas pessoas ficam sem acreditar que faço outras coisas que não são minha obrigação. Eu ajudo onde vejo que estão precisando.
Meio que quebra o preconceito também.
Sim, sim.
E como você encarou a enxurrada de críticas negativas das Redes Sociais?
Ataques nas redes sociais é fácil lidar, eu passei a bloquear quem me desrespeitava. Block, block, block não tem nada melhor. Mas de certa forma, Vivi, foi uma coisa boa isso ter acontecido. Eu recebi apoio de muitas pessoas, inclusive de jovens que já passaram pela mesma situação. Todo mundo vinha falar isso comigo, falavam do preconceito que estavam passando justamente por estarmos vivendo o lance do primeiro emprego. E isso vai sempre existir, em qualquer área.
Mas também não é todo dia que o primeiro emprego de alguém é um posto tão elevado assim, não vou nem perguntar o nível de bullying que você passou em decorrência disso e o que deve sofrer até hoje por ser de uma família política!!!!!
Olha isso tudo aconteceu, sempre vai acontecer, eu só continuei sendo eu. As pessoas passaram a me respeitar porque viram que não é a minha pouca idade ou a minha falta de experiência que vai implicar em algo, e sim posso usar isso a meu favor, dou o melhor de mim e gosto do que faço. Sou uma pessoa honesta, trabalho todos os dias, cumpro meus horários, faço e me desdobro para provar pra mim mesmo que sou capaz de executar o que vier pela frente. Chego por volta de 6:30, 7h e saio de lá 13h, faço isso todo santo dia.
Então ninguém pode apontar o dedo em dizer que você falta?
É isso, aí!!!!
Você está solteiro, enrolado, amizade colorida ou à procura?
Ahhahhha, estou solteiro.
Eu te acho estiloso, você adquiriu essa atitude com quem?
Sério?? Me viu no Instagram??? Eu fui adquirindo com o tempo, obrigado, ninguém nunca havia me falado isso. <3
Qual seria o teu cartaz nas Manifestações?
“O jovem no Brasil não é levado a serio!!”.
Como você faz para ser levado a serio?
Eu acredito que fazendo o que eu fiz, mantendo a minha postura, mostrando meu caráter, continuando sendo eu mesmo. Eu me avalio todos os dias, cumpro com minhas obrigações, sou responsável e procuro ser um bom cidadão, nada além disso.
As pessoas comentam muitas coisas em relação à tua orientação sexual.
Ah isso é verdade, tem gente que adora fazer brincadeirinha, não tem o que fazer. Adoram inventar as coisas, mas eu sou só de um time, não sou de dois.
O que podemos esperar politicamente do Reiner?
Então, parei na parte que estava te contando que recorri ao TRE, tive a ajuda da minha mãe com o advogado, essa coisa toda. Meu irmão é o vice-presidente do PTB/AM, eu descobri que estava no partido dele. Você acredita?
Sem que você tenha se filiado??
Sem que eu tivesse!!!! Tu acreditas???
Isso não foi coisa do teu pai, não??
Eu creio que não!!! O Reizo fez uma carta direcionada ao TRE, já que ele é vice-presidente do partido dele e ela foi anexada ao processo. Na carta constava que eu não fazia parte do partido e nunca havia me filiado a ele. E teve todo um processo, acabou que votaram a meu favor e eu continuei só no PSDB do Artur.
Por que o partido do Artur?
Porque me identifico com ele, com o partido dele e com o trabalho que ele fazia no senado. Acompanhei bastante o Artur, já fui com ele para Tefé, Nova Olinda, Borba, mas assim, quando não era na companhia de meu pai era na de minha mãe.
Como é a relação com tua mãe, já que ela é uma mãe política?
Em relação à minha mãe, eu tenho a mesma coisa com meu pai. Eu me preocupo muito com eles. Eu ligo sempre, estamos toda hora nos falando.
Você mora com seu pai ou com sua mãe?
Moro com minha mãe.
Teu pai tem outra família agora, como você lidou com a separação?
Eu era muito jovem, eu devia ter uns 14 anos, foi uma época que eu fiquei bastante tempo na casa das minhas tias, quase não vivi essa época.
E com teu pai, como é a relação de vocês?
Normal, também. Eu não sei como meu telefone ainda não tocou. Ele me liga de 5 em 5 minutos.
Ele é um pai grudento?
Não, meu pai é um super pai!!!!!!!!!!!!
Você não tem uma reclamaçãozinha dele?
Não, srsrrss.
Nem da tua mãe?
Não, hahaaaa.
E nem do teu irmão? Fala a verdade!!!!
Não, kkkkkkkkk
Ai para, você é muito bonzinho!!!!
Hahahaha eu estou falando a verdade.
Ah se eu descubro que você está mentindo!!!!!
Tô, não!!!! Ahhahahaahah
( .. Neste momento Reiner me conta com bastante entusiasmo como as pessoas reagiram quando souberam na convenção que ele não poderia sair candidato. O Reiner é uma criança grande, todo carinhoso com as pessoas, leonino, gosta de ficar bem e manter as pessoas ao seu lado bem também. Seus olhinhos brilharam quando reviveu toda a sua trajetória com a política. E ainda cita a Rebecca Garcia que o mesmo que aconteceu com ela foi o que aconteceu com ele. Ele soube 1 da manhã que seu nome não iria “passar”. Quando perguntei se chorou falou que não iria mentir e que chorou sim. E é ciente que incomoda algumas pessoas, mas me afirmou que suas pretensões políticas envolvem fazer o bem!).
Mas afinal de contas em qual partido tu estás?
Eu descobri recentemente que não estou em nenhum partido!
Mas que porra é essa????
Eu não sei, devo incomodar muita gente!!!
Gente, que onda!!!
Pois é, alguém por trás dos panos foi e mexeu com a minha filiação. Eu fui para a convenção mesmo sabendo que meu nome não estava lá, foi como se Deus estivesse me levando, todo mundo me aguardando, me esperando. Foi algo que nunca vou esquecer. Me encontrei com Artur ficamos de frente um com outro, essa foto tem até no meu Instagram, conversamos. Eu tenho um carinho muito forte por ele.
Tirando teu pai, o Artur é tua inspiração na política?
Sim, ele é, e tem também a Cidinha Campos do Rio de Janeiro. Procura uns vídeos dela na internet, eu a acho sensacional.
Qual tua religião?
Eu sou evangélico, frequento a igreja de Madureira. Eu gosto muito de frequentar igrejas novas, pequenas.
Me diz qual é a maior injustiça que comentem contra você?
Falarem algo de mim sem nem me conhecer.
Você tem apenas 20 anos, tá solteiro, o que você faz para se divertir?
Eu já saí tanto que já cansei!!!
Peraí, começou na vida cedo??
HAHAHAAHHA, comecei aos 14!
Vem me dizer que começou cedo na vida sexual também???
Foi aos 15 :pppppppp
Não foi com nenhuma tia, não?
Não, ahhahahahahhaha. Eu li a entrevista do Vice-governador.
Todos leram, inclusive quero mandar um abraço para o Taxista Rodolfo Costa que elogiou a entrevista com o Mestre dos Magos, ele que me trouxe até aqui, MORRI# Ser reconhecida pela TV é uma coisa, agora qdo me abordam: “Vc é a garota do blog?”, É PORTAAAAAAAAAAAAL, eu fico bem surpresa. Tô adorando!
Hahaahahahaha
Você está cursando direito, qual é a área que você quer atuar?
Eu quero ser delegado, meus pais não vão gostar de saber disso. Ahahahhaha
Não vão?? Eu imagino o porquê, hahahaha. Rola um castigo básico de vez em quando, tipo, cortar a mesada, deixar de viajar???
Tu nem vais acreditar, mas eu não sou de dar trabalho, sempre fui muito quietinho.
Sempre foi muito fofo?
Sempre, haahahhaha
Deixa um recado para quem vai ter acesso à tua entrevista.
Eu sou uma pessoa muito simples, fico imagino o que já não devem ter lido de mim por aí. Sou uma pessoa normal, eu não mordo e lanço um desafio para quem quiser me conhecer. Antes de falaram de alguém eu acho que você precisa conhecer primeiro. Seja no face, seja no Insta, pelo twitter, pode acompanhar meu trabalho e meu dia a dia.
Hahhahahaaha
Eu sou uma pessoa normal!!!
Chama palavrão?
Chamo!
Quais?
Qualquer um, depende da raiva.
Ahahhaaahha, tua vida é muito regrada por causa do cargo que você assumiu?
Ah, saio para um barzinho ou outro, quando tento pegar pesado a Zizi já me cutuca.
Por que tu és de beber para cair?
Não, mas é bom ter alguém que cuida da gente.
E essa coleção de aeromodelos?
É minha paixão, tenho um monte!!!!
Agora deixa uma mensagem pra mim, obrigada por ter aceitado o meu convite.
Eu queria te fazer uma pergunta!
Faz 6_6
Qual tua idade?
Afff, sou mais velha que você 10 anos.
Nossa, sério, meo deos, eu jurava que você era da minha idade!!!!!!!
Ahhahahahahaha
Eu até falei pra Zizi, ela deve ter no máximo 21!!!!!
Pronto, agora já sabe :ppppppp
E ainda não acredito. Bom, a mensagem que deixo pra você é que primeiro eu agradeço a oportunidade de você poder estar me entrevistando e saber um pouco de mim, do meu dia a dia, da minha vida. Eu agradeço muito, obrigado, Vivi.
Eu que agradeço, acho mágico conhecer pessoas através do meu trabalho. Beijos. E para de ser extremamente tímido porque a Zizi falou que você só é tímido assim quando você não está muito acostumado com a pessoa, hahahahaha. Ela te entregou. Valeu <33333
Beijo Reizo Pirento Mulambento kkkkkk
www.facebook.com/vivicariolano Infos (92) 9446-2672 [email protected]
ASSUNTOS: Amazonas, entrevista, Jucea, VIVI CARIOLANO