Quarta estação meteorológica é instalada na Zona Norte de Manaus
Manaus/AM - A 4ª Estação Meteorológica foi instalada na escola municipal Anna Raymunda de Mattos Pereira Gadelha, no bairro Santa Etelvina, zona Norte. A nova unidade integra o plano de expansão da rede de monitoramento climático da cidade.
A ação é coordenada pelo Centro de Cooperação da Cidade (CCC), em parceria com a Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), e marca mais uma etapa do projeto que prevê a instalação de nove estações em pontos estratégicos de Manaus. Os dados coletados serão analisados em tempo real pela Defesa Civil de Manaus, permitindo respostas mais rápidas e eficazes diante de eventos climáticos extremos.
Conforme o secretário da Defesa Civil, coronel Lima Júnior, a ampliação da matriz de monitoramento permitirá que todas as zonas da cidade (Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro-Oeste) tenham cobertura climática em tempo real. “A partir dessas informações, poderemos mapear riscos com precisão, antecipar respostas e até mesmo elaborar políticas públicas preventivas. Ganha a cidade, ganha a população”, afirmou.
A próxima estação será instalada no bairro Zumbi dos Palmares, zona Leste, ainda este ano. De acordo com o superintendente do CCC, Sandro Diz, com a chegada do verão amazônico, o cronograma de entrega deve ser acelerado. “As informações captadas serão disponibilizadas em tempo real e estarão acessíveis no site da prefeitura assim que todas as unidades estiverem em funcionamento”, explicou.
Atualmente, o sistema está em fase de testes. A cada nova estação ativada, os dados são gradualmente integrados à base do CCC. “Essas informações serão fundamentais para diversas secretarias, como a Defesa Civil, Semulsp e outras que dependem de dados precisos sobre o clima para planejar ações preventivas”, ressaltou Sandro.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas