Projeto de lei prevê diagnóstico precoce de autismo em creches e escolas

O vereador Ednailson Rozenha, apresentou um projeto de lei que cria um sistema permanente de vigilância e diagnóstico precoce de autismo nas creches e escolas da rede municipal pública de ensino. Dados da Organização Mundial de Saúde dão conta que o autismo atinge uma a cada mil crianças nascidas vivas.
“A proposta visa implantar ações de vigilância nas creches e escolas dos Ensinos Maternal e Fundamental para que o tratamento seja iniciado o mais breve possível e essas crianças possam ter uma vida adulta com maiores perspectivas. Sabemos que a Semsa já realiza um trabalho semelhante, mas uma lei torna fixo esse tipo de serviço nas escolas, independente das mudanças de gestão”, explicou o vereador.
Ele destacou o trabalho que a Prefeitura de Manaus vem realizando na cidade com a implantação do primeiro Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Abrigo Ruy, no bairro Alvorada, e o funcionamento do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil, na zona Leste. “Temos importantes locais de atendimento ao autista e agora precisamos trabalhar no diagnóstico precoce nas escolas, que pode até ser feito pelo professor”, observou Rozenha.
A proposta estabelece que os profissionais das áreas de educação devem ser sensibilizados acerca dos sinais de risco de autismo, conforme os mais atuais instrumentos disponíveis da medicina. O projeto também prevê que após diagnosticada a suspeita, as crianças deverão ser cadastradas em um censo único da prefeitura, a fim de poder ofertar os devidos tratamentos que possibilitem uma vida funcional.
“As estatísticas do cadastro deverão estar disponíveis, preservando-se os direitos invioláveis de sigilo a fim de proteger as crianças e as famílias. Por esse processo, também será possível mensurar a evolução ou minimização do problema vivido pela criança”, concluiu Rozenha.
NULL
ASSUNTOS: Manaus, Amazonas