Preso, operador de guindaste de árvore de Natal depõe após morte de colega no Largo
Manaus/AM – Antônio Benjamim de Lima Cunha, 57 anos, motorista do guindaste envolvido no acidente fatal com a árvore de Natal do Largo São Sebastião, no Centro, presta depoimento nesta segunda-feira (24) no 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
O motorista foi preso no domingo (23), após uma perícia inicial apontar que uma série de falhas operacionais teria causado a tragédia. Entre os pontos levantados pela investigação está a falha humana atribuída a Antônio Benjamim no momento da manobra do guindaste.
Além disso, ele não poderia estar executando a tarefa, já que estava afastado do trabalho por problemas de saúde e recebia auxílio do INSS.
A equipe do Portal do Holanda acompanhou a chegada de Antônio à delegacia, mas bastante abatido, ele preferiu não dar declarações públicas antes do depoimento. A polícia informou que, desde o momento do acidente, o motorista afirmou ter realizado uma manobra com o guindaste, ouvido um estalo e percebido que o equipamento iria tombar.
No instante do acidente, Antônio vestia uma roupa de Papai Noel e foi filmado pulando do veículo enquanto o guindaste atingia a árvore e derrubava a estrutura sobre dois colegas. Um deles, Antônio Paulo Rodrigues de Souza, 40 anos, morreu ao ser atingido na cabeça. O outro, Henes Libório Ramos, sofreu fraturas na perna e segue internado em Manaus.
Antônio Benjamim foi autuado por homicídio culposo — quando não há intenção de matar — e lesão corporal. Ele deve passar por audiência de custódia ainda hoje.
Veja também:
- Estrutura de árvore de Natal despenca sobre trabalhadores no Largo; vídeo
- Vídeo mostra 'Papai Noel' pulando de guindaste em acidente no Largo
- Trabalhador morre após desabamento de árvore de Natal no Largo São Sebastião
- Engenheiro aponta possíveis causas de acidente com árvore de Natal no Largo
- 'Coragem e fé': Artista parintinense fez post antes de acidente
- Wilson Lima lamenta acidente fatal com árvore de natal e garante apuração
- Após acidente, Iphan pede paralisação de instalação de árvore de Natal no Largo
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas