Prefeitura intensifica combate ao descarte irregular de pneus em Manaus
Manaus/AM - A Prefeitura de Manaus realizou no sábado (5/7) uma grande operação para combater o descarte irregular de pneus, recolhendo mais de mil unidades em áreas críticas, como a avenida Brasil, na Compensa. A ação foi coordenada pela Semulsp, que também promoveu atividades educativas em borracharias.
Além de prejudicar a estética da cidade, pneus abandonados acumulam água e se tornam criadouros do mosquito Aedes aegypti, aumentando o risco de doenças como dengue e zika. O descarte irregular também obstrui bueiros e pode contaminar o solo e o ar.
A prefeitura reforça que o município possui parcerias com empresas de reciclagem que adquirem pneus inservíveis para reaproveitamento industrial, o que transforma um passivo ambiental em oportunidade econômica. “O que falta, muitas vezes, é a consciência. Existem alternativas. A cidade não pode mais ser usada como vitrine ou lixeira para pneus descartados”, enfatizou o secretário da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (SEMULSP) , Sabá Reis.
A Semulsp lembra que os comerciantes são responsáveis pelo descarte adequado dos materiais que comercializam. A exposição de pneus nas calçadas ou meio-fio é considerada infração, e os itens podem ser recolhidos pelo poder público.
ASSUNTOS: Amazonas