Prefeitura entrega Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde

Por

10/06/2014 10h56 — em Amazonas

O prefeito Artur Virgílio Neto inaugurou, nesta segunda-feira, 9, o Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS) para atuar na Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 A proposta é que após Mundial, o Ciocs atue no monitoramento e acompanhamento dos eventos de massa na capital amazonense. A estrutura vai funcionar na avenida Tancredo Neves, 21, bairro Parque Dez, zona Centro-Sul.
O prefeito inaugurou o Ciocs acompanhado do coordenador médico estadual da Copa Saudável e diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Bernardino Albuquerque, e do secretário municipal de saúde, Homero de Miranda Leão. “Nós concluímos um ciclo que foi o da organização para atendermos todos os requisitos para um evento de tão grande porte. E se nós fizemos a nossa parte, resta agora que a seleção faça a dela”, disse o prefeito.
O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, ressaltou a importância da operacionalização do Ciocs, não somente durante a Copa do Mundo.
"O centro vai funcionar depois do Mundial para ajudar a otimizar os serviços de saúde em outros grandes eventos de Manaus", afirmou o secretário. 
A criação do Ciocs faz parte da estratégia utilizada pelo Ministério da Saúde para compartilhamento de informações de vigilância e atenção à saúde, monitoramento em tempo real e para a resposta rápida na resolução das demandas na área da saúde durante grandes eventos.
A estrutura para a Copa do Mundo de 2014 será montada por um período de 37 dias, iniciando dia 09 e seguindo até o dia 15 de julho. “É o último passo importante para a consolidação das nossas ações antes da Copa do Mundo. A partir de agora estaremos preparados e aparelhados para dar a solução desejada caso seja preciso”, acrescentou o secretário.
Fotos: Agnaldo Oliveira Júnior/Semsa

+ Amazonas