Prefeito reafirma compromisso de construção de mais de 40 UBSs

Por

27/06/2014 16h55 — em Amazonas

O prefeito Artur Virgílio Neto reafirmou, nesta sexta-feira, o compromisso de construir 46 novas Unidades Básicas de Saúde até o final de 2016. Ao lado do governador José Melo, durante a inauguração da primeira etapa do Hospital e Pronto-Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz, na zona Norte, o prefeito não só reiterou o compromisso, como também destacou a parceria entre o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus para o fortalecimento das ações de saúde na capital.

“Trabalhando juntos podemos muito mais, porque obras do Governo do Estado, como esta, nos dão a garantia de que os encaminhamentos da Atenção Básica serão atendidos pelas unidades de média e alta complexidade. Ao mesmo tempo, se melhoramos os serviços de saúde oferecidos pelo Município também contribuímos para desafogar os hospitais e prontos-socorros”, destacou Arthur Neto.

Ainda segundo o prefeito, no início da sua gestão, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, cobria pouco mais que 20% da população que utiliza o Sistema Único de Saúde. Atualmente, com as reformas e construções de novas unidades e o oferecimento de novos serviços, a cobertura oferecida pela Atenção Básica já é de quase 60%.

“Nossa meta é chegar, até 2016, em 70%, que somados aos 30% que correspondem às pessoas que têm planos de saúde particulares, alcançaremos 100% de cobertura na cidade de Manaus. Se acrescermos a essa matemática as ações do Governo do Estado, perceberemos que a hierarquização da saúde pública tem sido muito eficaz na capital do Amazonas, com investimentos que estão possibilitando uma melhor condição de vida ao povo”, completou o prefeito.

O Complexo Delphina Aziz é a 12ª obra no setor da saúde inaugurada pelo Governo do Estado em 2014 e, inicialmente, oferecerá 40 leitos, entre adultos e pediátricos, com capacidade para realizar até 1,4 mil atendimentos por dia. O nome do complexo é uma homenagem à mãe do ex-governador Omar Aziz, que também esteve presente na inauguração.