Beatriz Matos, mulher do indigenista Bruno Pereira, assassinado no Vale do Javari, no Amazonas, ao lado do jornalista britânico Dom Phillips, no dia 5 de junho, deve ser ouvida nesta quinta-feira (14), às 10h, em audiência pública da Comissão Temporária sobre a Criminalidade na Região Norte. Será a quarta reunião do colegiado.
A audiência pública quer obter informações sobre a criminalidade na região do Vale do Javari e sobre a atuação da Fundação Nacional do Índio (Funai). Para isso, os integrantes vão ouvir as famílias das vítimas e fiscalizar as ações do governo em relação aos casos.
O líder indígena e ex-coordenador da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) Jader Marubo também deverá ser ouvido pelo colegiado. A comissão é presidida pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que fez o convite a Marubo.
Na última reunião, os senadores aprovaram o relatório sobre a diligência realizada em Atalaia do Norte e Tabatinga por integrantes da comissão, em 30 de junho. No texto, o colegiado pediu à Justiça Federal e ao Ministério Público a federalização das investigações.

