MPAM denuncia secretário de Inteligência do Amazonas por extorsão e roubo de ouro

Por Portal do Holanda

14/09/2021 12h54 — em Amazonas

Samir Freire, secretário de Inteligência do Amazonas - Foto: Reprodução

Manaus/AM - O Ministério Público do Amazonas apresentou denúncia à Justiça contra o secretário Samir Garzedim Freire,  da Secretaria de Inteligência (Seai) e contra um grupo de policiais civis suspeitos de participar de um esquema de extorsão de empresários que comercializam ouro em Manaus.

De acordo com o MPAM, os agentes abordavam empresários no momento do embarque da mercadoria e cobravam propina para liberar a mercadoria ilegal. 

Uma investigação conduzida pelo Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco), formado por promotores do MP, após denuncia de um empresário, mostram que Samir usava a própria sede da Seai para negociar as propinas com as vítimas. 

O secretário e os demais policiais suspeitos foram denunciados pelo Ministério Público do Amazonas por roubo, associação criminosa e extorsão. Eles também são investigados por extração ilegal de ouro.

Samir Freire ainda não se manifestou sobre as denúncias e disse apenas que ainda não foi formalmente citado pela Justiça.

O secretário e os policiais chegaram a ser presos em uma operação deflagrada pelo Gaeco, mas atualmente respondem ao processo em liberdade.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas