Moradores da zona Leste aprovam Faixa Liberada à tarde

A implantação da Faixa Liberada na Avenida Itaúba, no Jorge Teixeira, zona Leste, no horário das 16h às 20h, agradou os comunitários que participaram das atividades levadas pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel). Comumente realizado pela manhã nos dias de domingo, o projeto, destinado a reservar um espaço para a prática de atividades esportivas e de lazer, atrai centenas de pessoas à Ponta Negra, Parque 10 e Parque das Laranjeiras.
O projeto chegou em março à zona Leste. O horário vespertino para a realização da Faixa foi resultado de um acordo com comerciantes e lideranças comunitárias, devido ao intenso movimento na Itaúba, nas manhãs de domingo. À tarde, a maioria dos comércios daquele trecho não funciona.
Nos cerca de 750 metros da avenida fechados para as atividades foram realizados jogos de pingue-pongue, futebol e dança aeróbica. A dona de casa Margareth Pena Tavares, 50, moradora há mais de 20 anos do Jorge Teixeira, primeira etapa, era só elogios. “Precisamos muito desse tipo de atividade aqui na área”, afirmou, destacando que participa três vezes por semana das aulas de aeróbica ministradas pelo professor de dança Márcio Prata, na Bola do Produtor, no mesmo bairro. “Eu participo de todas as aulas e gosto muito”, acrescentou.
Com o filho Davi Lucas, de um ano e meio, correndo e brincando na maior felicidade no espaço reservado da faixa, o analista de sistema Isaac Andrade também elogiou o projeto. “É importante e necessário um espaço desses para as crianças, que podem brincar livremente, sem medo de acidentes”, argumentou. Alessandra Francelino Félix, 29, aplaudiu a iniciativa e pediu que fosse mantida. “A prefeitura tem que continuar com esse projeto porque a população daqui dessa zona é muito grande e vai vir aos poucos para ocupar a avenida”, explicou.
O secretário Sildomar garantiu a manutenção do projeto na Itaúba e prometeu levar mais equipamentos para a prática desportiva e de lazer. “Sabemos que essas atividades contribuem para o bem-estar da população, que precisa fazê-las em segurança, por isso, numa determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, vamos manter e ampliar a cada domingo”, finalizou.
Fotos: Karla Vieira / Semcom

ASSUNTOS: Amazonas