Compartilhe este texto

Mobilização azul para mostrar que autismo não é doença. É forma de ser diferente

Por Portal Do Holanda

30/03/2013 12h32 — em
Amazonas



"Problemas de comunicação, comprometimento da sociabilidade, alterações comportamentais são características do autista, mas que não constituem problema, e sim uma forma diferente de pensar, tão válida quanto qualquer outra ? Para os adeptos de uma nova corrente chamada neurodiversidade, a resposta a essa pergunta é clara. Assim como não há uma cor de pele "certa", afirmam, também não há uma forma "correta" de pensar.   (AMARÍLIS LAGE Folha de S.Paulo).

 

Nessa terça-feira, dia 2 de abril, diversos monumentos oficiais e famosos do mundo vão receber a iluminação na cor azul em razão do Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Em Manaus, a Ponte Rio Negro foi escolhida para simbolizar o apoio ao movimento.

A mobilização local conta com o apoio da presidente do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, que convoca a população para vestir azul e participar do ato solene na ponte, às 18h, onde as luzes ficarão na cor azul. O objetivo é sensibilizar a população sobre o autismo que atinge dois milhões de pessoas no Brasil, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Essa é uma campanha de conscientização para que as pessoas saibam mais sobre o autismo, porque há pessoas que ainda não sabem sobre o que vem a ser o autismo. E nesse dia estaremos passando informações para todos, pois quanto mais conscientização, mais prevenção vamos ter”, explicou a primeira-dama, que, no ano passado, coordenou a campanha de combate ao câncer de mama, com mobilização na Ponte Rio Negro, onde as luzes ficaram nas cores rosa.

Conforme a Associação de Amigos dos Autistas do Amazonas (AMA-AM), o autismo é um distúrbio neorológico que se apresenta na crianca já na primeira infância e que afeta o desenvolvimento em três áreas: na comunicação, na interação social e na esterotipia e imaginação.

 

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: autismo, Manaus, Amazonas, Brasil, Justiça & Direito

+ Amazonas