Mecanismo para diminuir poluição é desenvolvido em escola pública
“Uma ação de sustentabilidade: conhecendo o processo de produção do Biogás como forma de amenizar o impacto no meio ambiente” é o tema de um dos diversos projetos que vem sendo desenvolvido na Escola Estadual Djalma da Cunha Batista. O principal objetivo do projeto é gerar energia de forma menos ofensiva ao meio ambiente.
A implementação surgiu a partir da ideia de Rosana Palmeira, coordenadora do projeto e do ânimo e disposição dos jovens atrelados a pesquisa.
O projeto segue inicialmente com a ideia de recolher restos de lixo orgânico, como casca de banana, arroz, feijão, etc e depositá-los em um recipiente de armazenamento lacrado, no período de algumas semanas. Após este tempo, cria-se um gás em cima do lixo chamado de ‘biogás’. O gás é retirado por meio de canos para ser utilizado como combustível, com isso é possível economizar o orçamento da instituição, além de utilizar o descarte incorreto de lixo no meio ambiente.
A invenção é chamada de “Biodigestor” já é utilizada na Escola Agrotécnica de Manaus e serve de exemplo de sustentabilidade para outras escolas.
Segundo a coordenadora do projeto, a reutilização do lixo orgânico é fantástica e de mil utilidades, “além da técnica conseguir reutilizar como gás de cozinha através da geração do gás metano, o produto também pode ser utilizado como biofertilizante, resultando na obtenção do adubo utilizado na horta da escola”.
É notório o grau de interesse e motivação dos jovens cientistas, “a capacidade que eles têm em se dedicar a conhecer novas formas de sustentabilidade exercitando tanto na parte prática como na teórica, é realmente estimulante para nós educadores”, afirma o apoio técnico do projeto, Fernando.
“Além de nós estarmos aprendendo novas formas de sustentabilidade para a melhoria da nossa escola, podemos estimular novas gerações com esse pensamento de preservação para o restante da sociedade”, avaliam os jovens pesquisadores.
O projeto que está transformando pequenos cientistas em futuros profissionais traz consigo um tema de grande relevância não só para a comunidades escolar, mas para a sociedade como um todo, suprindo a necessidade de ideias inovadoras, que ajudem a diminuir a poluição no meio ambiente. Medidas como esta precisam ser incentivadas para se criar na população a conscientização ambiental.
ASSUNTOS: Manaus, Amazonas