Manaus pode sofrer alagação severa com cheia do Rio Negro, diz CPRM

Por Portal do Holanda

31/03/2021 16h28 — em Amazonas

Foto: Divulgação / 15 bairros de Manaus podem ser afetados

Manaus/Am - Manaus/Am - De acordo com o primeiro alerta de cheias Manaus, feito pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) nesta quarta-feira (31), a capital e os municípios de Manacapuru e Itacoatiara podem sofrer inundações severas este ano.

Os pesquisadores destacam que a cheia sofre influência do La Ninã, e que até junho são esperadas chuvas um pouco acima do esperado.

Em Manaus, o Rio Negro pode ultrapassar os 29 metros e 45 centímetros. Em Manacapuru, o rio Solimões pode chegar a 20 metros e 20 centímetros e em Itacoatiara, o rio Amazonas deve atingir 14 metros e 90 centímetros

O próximo alerta ocorre em 30 de abril.

Bairros

De acordo com o estudo realizado os bairros atingidos devem ser o Tarumã, Mauazinho, São Jorge, Educandos, Raiz, Betânia, Presidente Vargas, Colônia Antônio Aleixo, Aparecida, Centro, Santo Antônio, Cachoeirinha, Glória, Compensa e Puraquequara.

Na região rural ribeirinha, a Defesa Civil vai monitorar as comunidades Nova Canaã do Aruau, São Francisco do Aruau, Lindo Amanhecer, São Sebastião do Cuieiras, São Francisco do Chita, Bela Vista do Jaraqui, Nova Jerusalém do Minpidiau, São Sebastião do Tarumã-Mirim, Agrovilla, Cueiras do Tarumã-Açu, Nova Esperança do Apuau, Santa Isabel do Apuau, Nova Aliança do Apuau, União e Progresso, São Francisco do Tabocal, São Raimundo e o assentamento Nazaré.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas