Manaus inicia substituição de tampas de bueiro por modelos de plástico

Manaus deu início a um projeto-piloto inovador para combater o furto de tampas de bueiro na cidade. A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) começou a instalar tampas produzidas com material reciclado, que prometem alta resistência e um valor comercial muito menor que as de ferro, reduzindo o interesse de ladrões.
A iniciativa, além de sustentável, representa uma economia significativa: o custo das novas tampas é 50% menor em comparação com as convencionais de metal. Inicialmente, 50 unidades foram adquiridas em um projeto que visa servir de modelo para outras instituições municipais e concessionárias de serviços.
A aquisição das tampas ecológicas é resultado de um Termo de Ajuste Regulatório (TAR) firmado entre a Ageman e a concessionária Águas de Manaus. Parte de uma multa de R$ 220 mil, aplicada pela Ageman à concessionária, foi revertida na compra das primeiras 50 tampas, que serão usadas em poços de visita das redes de água e esgoto.
As tampas são fabricadas em Manaus utilizando resíduos plásticos reciclados. Após dois anos de desenvolvimento e testes rigorosos de força, resistência e temperatura, as novas tampas já podem ser vistas em vias como as avenidas Jacira Reis, Silves, Timbiras e Colina do Aleixo.

ASSUNTOS: Amazonas