Juíza determina vacinação de 788 profissionais do Hospital 28 de Agosto

Por Portal do Holanda

22/01/2021 14h52 — em Amazonas

Magistrada identificou diferenças entre doses recebidas e solicitadas pelo hospital. Foto: Divulgação

Manaus/AM - A juíza titular da 1a Vara Federal do Amazonas, Jaiza Fraxe, determinou que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realize a vacinação, ainda nesta sexta-feira (22), de 788 profissionais do Hospital 28 de Agosto, unidade que atende a casos de Covid-19 em Manaus.

A medida baseia-se na diferença entre o número de profissionais do hospital que seriam imunizados, de acordo com planilhas oficiais da Semsa (1411), e a quantidade de doses solicitadas e recebidas pela unidade de saúde (3 mil e 623, respectivamente).

"Não cabe à autoridade de saúde municipal, investida há 22 - vinte e dois- dias no cargo, dizer que a Diretora do hospital 28 de Agosto, há 16 anos no comando daquela unidade de saúde está errada. Muito menos lhe cabe o direito de encaminhar 623 doses e consentir sejam lançadas 1411 doses", ressalta a juíza na decisão.

No ponto, fica expressamente consignado que hoje, dia 22 de janeiro de 2021, devem ser aplicadas no mínimo as doses programadas pela Semsa ao H. 28 de agosto, com a planilha juntada aos autos. Claramente faltam no mínimo 788 doses naquele hospital público, que está 24h de portas abertas aos pacientes com Covid", acrescenta Fraxe.

A magistrada sugeriu intervenção no sistema de saúde municipal caso "a inconsistência de dados persistir e a suspeita de desvio de vacinas continuar"


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas