Início Amazonas Juiz de Anamã cassa registro da candidata Rosy Chicó
Amazonas

Juiz de Anamã cassa registro da candidata Rosy Chicó

O juiz Eleitoral Roberto Hermidas de Aragão Filho, titular da 53ª Zona Eleitoral,com sede no município de Anamã (AM) cassou o registro da candidata a prefeitura de Anamã, Rosy Thelly Moreira Holanda. Rosy  teve o nome aprovado na segunda quinzena de novembro em convenção do PC do B devido a cassação de Raimundo Chicó, que vive uma  relação não estável  com a  ex-candidata.

Segundo interpretação do juiz Hermidas de Aragão, a indicação do cônjuge ou de companheiro para ocupar o mesmo cargo do titular só é possível quando ele for reelegível.

Como Rosy  é companheira do prefeito  cassado, o juiz admite que tal situação constitui causa de inelegibilidade, em razão de ele não ter sido afastado do cargo seis meses que antecederam o pleito, consoante  ao que estabelece a carta da República no seu artigo  14, parágrafo 7º.

A ação que pedia a cassação da candidatura de Rosy Chicó foi protocolada pelo Ministério Público Eleitoral no dia 25 de novembro, fundamentada no fato de ser a mesma companheira do prefeito casado, Raimundo Chicó.

Com base nos argumentos apresentados pelo Ministério Público e Coligação "Anamã de Volta ao Progresso", o juiz Hermidas de Aragão Julgou procedente a impugnação formulada.

Assim, a eleição suplementar de Anamã, marcada para o dia 19, domingo, ensejada pela cassação de Raimundo Chicó, fica com apenas um candidato, ou seja, a ex-prefeita Esmeralda Moura (PMDB).

A coligação de Chicó deverá entrar com recurso e antes que o prazo encerre deverá apresentar um nome que substitua o de Rosy Chicó que dificilmente terá chance de emplacar a sua candidatura.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?