Interdições para obra de gasoduto no Distrito Industrial põe trânsito em risco
Manaus/AM - O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) confirmou a interdição total da alça que liga a Avenida Solimões à Avenida Autaz Mirim, no Distrito Industrial, a partir das 9h da próxima segunda-feira (29), para obras da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás).
Com término previsto para a madrugada de quarta-feira (1º), a intervenção ininterrupta, que inclui a abertura de vala entre o Restaurante Ribeirinho e o Container Café Regional, lança um alerta sobre o risco de colapso no tráfego de uma das áreas industriais mais sensíveis da cidade. A coincidência das obras em um dia útil crucial eleva a preocupação com os prejuízos operacionais e logísticos que serão impostos às empresas e trabalhadores da região.
A maior preocupação recai sobre o desvio obrigatório imposto aos motoristas, que representa um alargamento artificial e oneroso do percurso. O IMMU orienta que os condutores que trafegam entre a Autaz Mirim e a Estrada da UTM-2 serão forçados a convergir e realizar um retorno duplo na rotatória próxima ao cruzamento com a Avenida Cupiúba. Essa manobra complexa tem o potencial de estrangular o trânsito nesse ponto, transformando uma área de alto fluxo em um novo e inevitável gargalo. O resultado iminente será o aumento do tempo de deslocamento, o maior consumo de combustível e a elevação dos níveis de estresse da população.
A população e o setor produtivo serão os penalizados diretos, absorvendo os custos de um trânsito mais lento e caótico por quase três dias. É crucial que o IMMU e a Cigás garantam que as atividades sejam, de fato, ininterruptas e concluídas no prazo, minimizando o sofrimento imposto. Caso contrário, a falha na coordenação poderá transformar a interligação do duto de gás em um pesadelo logístico de proporções significativas para a cidade.
Confira abaixo como ficará a alteração:
Os condutores que seguem pela avenida Autaz Mirim com destino à Estrada da UTM-2 deverão utilizar a avenida Solimões, realizar o retorno na rotatória próxima ao cruzamento com a avenida Cupiúba e, em seguida, acessar a Estrada da UTM-2. Já aqueles que desejam acessar a avenida Autaz Mirim a partir da Estrada da UTM-2 deverão seguir pela Solimões, fazer o retorno na mesma rotatória e continuar pela avenida até alcançar a Autaz Mirim, no sentido da rotatória do Armando Mendes, conhecida como rotatória da Samsung.
Clique para baixar arquivoVeja também
ASSUNTOS: Amazonas