Instituto divulga novo e-mail para solicitação de antecedente criminal no Amazonas

Por Portal do Holanda

27/07/2021 16h37 — em Amazonas

Sede do Identificação Aderson Conceição de Melo. Foto: Divulgação/ Secom

Manaus/AM - O Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM) está disponibilizando um novo endereço eletrônico de e-mail para a população solicitar a documentação de antecedentes criminais. O endereço é o [email protected]

Para fazer a solicitação, o cidadão deve encaminhar no e-mail uma cópia da carteira de identidade e comprovante de residência, em arquivo anexo.

O novo endereço exclusivo para a solicitação busca oferecer maior comodidade ao cidadão, que não precisa se deslocar presencialmente a qualquer órgão público para realizar o chamado.

Em média, mais de 2 mil solicitações eram realizadas nas sedes das delegacias. Devido à sobrecarga que existia, o tempo de espera para a emissão do documento podia ser de até dez dias para buscar a certidão.

O prazo de validade da certidão de antecedente criminal era de 90 dias. No entanto, o Instituto de Identificação, considerando as alterações legislativas sobre o tema, emitiu portaria dobrando esse prazo, sendo atualmente de 180 dias.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas