Inscrições para os Jogos Escolares do Amazonas (JEAs) são prorrogadas

Por

12/07/2014 10h55 — em Amazonas

Foram prorrogadas até próxima terça-feira (15), as inscrições da 37ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas, o JEAs. Os jogos são uma realização do governo do Amazonas, por meio das Secretarias de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e Educação e Qualidade de Ensino (Seduc).

De acordo com o chefe do Departamento de Desporto da Sejel, Ricardo Pina, a prorrogação do prazo das inscrições aconteceu por causa dos feriados da Copa do Mundo. ”Muitas escolas entraram em recesso devido à realização da Copa do Mundo. Agora, com término do mundial e a rotina de volta, decidimos estender em mais alguns dias as inscrições”, comentou.

Ricardo Pina ainda cita a importância dos jogos como estilo de vida e formador de cidadãos de bem para a sociedade.

“O JEAs, para a maioria dos jovens que participam, é a porta de entrada no mundo esportivo, grande parte deles leva o esporte para toda a vida, sem contar os que conseguem se tornar profissionais e se sustentar com esporte. Por isso, a realização dos jogos é a melhor alternativa para livrar de vez os nossos jovens da ociosidade”, concluiu.

Para este ano são esperados em torno de 15 mil atletas e paratletas, 5 mil a mais que no ano passado. Serão 27 modalidades disputadas que vão desde esportes olímpicos, como judô e atletismo, até os mais radicais como o skate.

O congresso técnico dos jogos será realizado no dia 18 de julho no Estádio Ismael Benigno – Colina – às 14h para modalidades individuais e às 16h para as coletivas. As inscrições estão ocorrendo na Arena Amadeu Teixeira, localizada na avenida Constantino Nery, no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste de Manaus.

Futuro do esporte nacional

A Olímpiada das escolas públicas do Amazonas terá início no dia 30 de julho, na Arena Amadeu Teixeira, no bairro Dom Pedro, zona Oeste de Manaus, e contará 1.086 atletas representantes de 32 cidades do interior do Estado.

Com competições em alto nível, o JEAs, serve como seletiva para os Jogos Escolares da Juventude, que neste ano acontecerá em Londrina (PR) para os atletas de 12 a 14 anos, em setembro, e em João Pessoa (PB), para atletas de 15 a 17 anos em novembro.

Fotos: Mauro Neto/Sejel