Compartilhe este texto

Inscrições para curso de pós-graduação em Saúde Pública da Esap Manaus estão abertas

Por Portal Do Holanda

09/06/2025 21h02 — em
Amazonas


Foto: Divulgação / Semsa

Manaus/AM - A Prefeitura de Manaus informou que estão abertas as inscrições para a seleção pública de alunos bolsistas do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde Pública com ênfase em Estratégia Saúde da Família (ESF), ofertado pela Escola de Saúde Pública (Esap), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). 

Podem participar da seleção profissionais das áreas de Odontologia, Nutrição, Educação Física, Psicologia e Farmácia, sem vínculo com a Semsa e com disponibilidade para participar da especialização, na modalidade presencial e/ou Ensino a Distância (EaD). Os selecionados deverão cumprir 40 horas semanais, das quais 12 horas em atividades acadêmicas teóricas e 28 horas em atividades práticas em unidades de saúde da rede municipal.

Ao todo, são ofertadas 20 vagas, sendo 19 para ampla concorrência e uma para pessoa com deficiência (PcD), mais cadastro de reserva (CR), para bolsistas na categoria Cirurgião-Dentista; e 12 vagas, das quais 11 para ampla concorrência e uma para PcD, mais CR, para bolsistas nas categorias Nutricionista, Profissional de Educação Física, Psicólogo e Farmacêutico, cada uma.

Os selecionados, quando convocados, receberão a Bolsa de Estudo e Pesquisa para a Formação em Saúde, no valor de R$ 4.800, pelo período máximo de 18 meses. No curso, eles deverão se integrar às várias áreas profissionais, equipe de saúde e comunidade nos cenários de prática da Semsa, bem como se dedicar à modalidade educacional vinculada, cumprindo integralmente a carga horária definida no projeto temático, entre outras obrigações constantes no edital.

Inscrições - Os interessados podem se inscrever, de forma gratuita, até as 23h59, em horário local, da sexta-feira (13) por meio do site psesap.manaus.am.gov.br, com o envio dos documentos obrigatórios em formato PDF, em arquivos individuais com tamanho máximo de 1Mb, cada.

A lista de documentos consta no edital da seleção e inclui documento oficial de identidade com foto; CPF; diploma de nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou declaração de conclusão de curso emitida pela instituição formadora até um ano após a conclusão; carteira profissional do conselho de classe; certidão ou declaração de situação regular para o exercício da profissão, emitida pelo conselho; entre outros.

Todos os itens requeridos devem ser anexados no momento da inscrição, não sendo possível a complementação dos documentos após finalizado o procedimento.

Seleção e resultados - A seleção dos candidatos a alunos bolsistas ficará a cargo da Comissão Especial dos Processos de Seleção Pública da Esap/Semsa, que irá avaliar os inscritos com base nos critérios definidos no edital, mediante análise curricular, de caráter classificatório e eliminatório, em etapa única.

A avaliação levará em conta as atividades acadêmicas e de estágio extracurricular realizadas pelo candidato, bem como sua experiência profissional, às quais serão atribuídos pontos, nos termos do edital. A classificação se dará de acordo com a somatória dos pontos obtidos.

O resultado da Análise Documental será divulgado na próxima terça-feira (17), com avaliação pela Junta Médica na quarta-feira (18). Os resultados da perícia médica e preliminar da seleção serão anunciados no dia 23 de junho, com prazo para interposição de recursos até 24 de junho. O resultado dos recursos, após julgamento pela Comissão Especial em instância terminativa, e o resultado final serão divulgados no dia 26/6, juntamente com a convocação para adesão ao Promais. O início das atividades está previsto para o próximo dia 2 de julho.

Dúvidas referentes à publicação serão esclarecidas somente pelo e-mail [email protected], com prazo para resposta de até 24 horas.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas