Compartilhe este texto

Hospital Francisca Mendes aumenta capacidade de procedimentos cardíacos em 50%

Por Portal Do Holanda

05/02/2025 14h16 — em
Amazonas


Foto: Evandro Seixas/SES-AM

Manaus/AM - A Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM) aumentará em 50% a capacidade de procedimentos cardíacos, como cateterismo e angioplastia, com investimentos do Governo do Amazonas em novos equipamentos. A unidade recebeu o primeiro aparelho de ressonância magnética cardíaca da rede pública do estado e um novo equipamento de hemodinâmica, garantindo diagnósticos mais rápidos e completos. 

Foto: Evandro Seixas/SES-AM

Referência em cardiologia no Amazonas, o hospital realizou mais de 40 mil atendimentos ambulatoriais e 4,5 mil procedimentos de hemodinâmica em 2024. Foram feitas 919 cirurgias cardíacas e vasculares no período. Com os novos equipamentos, a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, projeta um aumento significativo nos atendimentos e maior precisão nos diagnósticos. 

Foto: Evandro Seixas/SES-AM

A ressonância magnética cardíaca permitirá avaliações mais detalhadas da estrutura e funcionamento do coração, auxiliando na identificação precoce de problemas cardíacos. Segundo o cardiologista Silas Avelar, chefe da cirurgia cardíaca do hospital, o equipamento evitará exames desnecessários e otimizará o tratamento dos pacientes. A expectativa é realizar 150 exames por mês com a nova tecnologia. 

Foto: Evandro Seixas/SES-AM

O parque de imagem da unidade agora conta com três aparelhos de hemodinâmica, dois tomógrafos e a ressonância magnética. O terceiro equipamento de hemodinâmica, inaugurado em janeiro, ampliará a capacidade do hospital para procedimentos de alta complexidade, como neurointervenções, implantes de marcapasso e cirurgias vasculares, conforme explicou o cardiologista intervencionista Rodrigo Castro. 

Atualmente, os dois equipamentos de hemodinâmica realizavam cerca de 4,5 mil exames anuais. Com a nova estrutura, o número de atendimentos será ampliado em 50%. Em 2024, foram registrados 2.822 procedimentos de cateterismo e angioplastia, números que devem crescer significativamente com a modernização do hospital.

Foto: Evandro Seixas/SES-AM


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas