Justiça absolve sobrinho que matou tio em Manaus após tentativa de estupro da filha

Manaus/AM - Almir Machado Andrade, acusado de matar seu tio, Átila dos Santos Andrade, foi absolvido na manhã de terça-feira (04), por ter matado seu tio após descobrir uma tentativa de estupro contra sua filha de quatro anos, no bairro Petrópolis, em Manaus. A absolviçao ocorreu em julgamento popular na 3.ª Vara do Tribunal do Júri, no Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis. Os jurados aceitaram as teses da defesa, incluindo a de que o crime foi cometido por motivo de relevante valor moral.
O pedido de absolvição foi formulado pelo representante do Ministério Público do Amazonas (MPE/AM), que também sustentou a inexigibilidade de conduta diversa, em favor do réu.
De acordo com o inquérito policial, o crime ocorreu em 28 de janeiro de 2022. O inquérito também revela que o tio e a família do sobrinho moravam no mesmo terreno e que Átila era usuário de entorpecentes, o que também contribuiu para a discussão que resultou em sua morte.
Segundo relato da esposa de Almir, Átila chegou à porta da casa, sentou-se, e a menina de quatro anos foi ao encontro do tio. Enquanto a mãe estava no quarto colocando a filha mais nova para dormir, Átila atentou contra a criança. A mãe flagrou a situação ao retornar e informou Almir, que foi confrontar o tio. A discussão terminou com a morte de Átila, a facadas.
A sessão de julgamento foi presidida pela juíza Maria da Graça Giulietta Cardoso de Carvalho, com o promotor de justiça Flávio Mota atuando pelo Ministério Público, assistido pelo defensor público Oswaldo Neto. O réu foi representado pelo defensor público Inácio de Araújo Navarro.

ASSUNTOS: Amazonas