Hospital Delphina Aziz registra aumento de 84% em internações e modernização de serviços
Manaus/AM - As mudanças significativas no Hospital Delphina Aziz, impulsionadas pelos investimentos do Governo do Amazonas, consolidaram a unidade como uma das principais referências em assistência hospitalar no estado. Desde 2019, o número de atendimentos, internações e exames cresceu substancialmente. Durante a entrega de novos equipamentos para modernizar o laboratório, realizada na quarta-feira (29), foi apresentado um balanço positivo das melhorias.
O governador Wilson Lima destacou que, em 2024, o hospital chegou a realizar 2,4 milhões de exames, em comparação aos 1,9 milhão do ano anterior, representando uma capacidade de quase 15 mil exames diários. Ele enfatizou a importância da modernização tecnológica, que agora coloca o Delphina Aziz com um parque tecnológico avançado, superior a muitos hospitais particulares da Região Norte.
Os dados de atendimentos mostram um crescimento notável: as internações saltaram de 6,1 mil em 2019 para 11,2 mil em 2024. O atendimento ambulatorial também cresceu, passando de 3,8 mil consultas para 148,7 mil, enquanto o número de cirurgias aumentou de 1,2 mil para 22,7 mil no mesmo período.
Esse aumento nos serviços foi acompanhado por uma ampliação da capacidade de leitos, que cresceu de 35 em 2018 para 352 em 2024. A modernização do setor de exames laboratoriais resultou na redução do tempo de espera para a entrega de resultados, que caiu de três a cinco dias para apenas duas horas.
Além disso, o Hospital Delphina Aziz implementou serviços de alta complexidade, como transplantes renais e implantes cocleares, realizando 146 transplantes de rim e 57 implantes cocleares entre 2023 e 2024. O diretor operacional do INDSH, José Luiz Gasparini, ressaltou a relevância dos investimentos do Estado para esses avanços, destacando a tecnologia automatizada do laboratório, que é única na região Norte, garantindo diagnósticos mais precisos e ágeis.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas