Justiça do Amazonas decreta falência do Grupo Empresarial Baltazar José de Souza

Justiça do Amazonas decreta falência do Grupo Empresarial Baltazar José de Souza

O Juiz Rosselberto Himenes da 7ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho de Manaus lavrou decisão em autos n° 0211083-24.2012.8.04.0001, na qual decretou a falência do Grupo Baltazar José de Souza, após 10 anos de recuperação judicial. A decisão deu-se na terça feira, na da de 25 de janeiro de 2022, com publicação no dia de ontem, 26. A decisão, no caso, acolheu pedido do Ministério Público do Estado do Amazonas em acordo com a Administradora Judicial.

A Procuradoria Geral da Fazenda Nacional indicou que as dívidas do Grupo Baltazar ultrapassaram a cifra financeira de R$ 1.000.000,00 (1 bilhão de Reais), não obstante os advogados do grupo contestem esses valores. 

Na decisão, se relata, que as garagens do grupo foram fechadas e os ativos preservados em seu interior, após constatação da Administradora Judicial. Na conclusão jurídica que levou à decisão de decreto de falência do grupo, o juiz firmou que o Grupo Baltazar não cumpriu a recuperação judicial e que as empresas se tornaram inviáveis. 

Para o magistrado restou evidente o descumprimento do plano de recuperação judicial, em apuração que fora realizada pelo Administrador Judicial, bem como da própria confissão das recuperandas  que sequer conseguiram demonstrar quais foram os créditos remanescentes com evidente inviabilidade dos negócios ante crescentes prejuízos.

Os Administradores da massa falida estão obrigados a apresentar, em prazo legal definido na decisão, a relação nominal dos credores, descontando eventuais valores pagos ao tempo da recuperação judicial e incluindo os créditos que não estavam submetidos à recuperação, consoante prescrições legais. 

Em decisão que determinou o bloqueio de bens do grupo inserem-se ônibus, contas bancárias e outros bens do grupo e dos seus proprietários, incluindo-se mais de 30 empresas de transporte coletivo. 

Leia a sentença

Leia mais

TJAM convoca 250 estagiários em Direito para admissão em Manaus

A Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça do Amazonas  (Segep/TJAM) divulgou o edital da 3.ª convocação – SPED2024 para admissão de...

Vara Única da Comarca de Barreirinha divulga Edital para credenciamento de advogados dativos

O juiz de Direito Lucas Couto Bezerra, titular da Vara Única da Comarca de Barreirinha (distante 328 quilômetros de Manaus), publicou o Edital de...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

PGR denuncia deputada federal e hacker por invasão a sistemas do CNJ

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) denúncia contra a deputada federal Carla Zambelli...

Hotel de pet é condenado a indenizar tutora por morte de cão

O 3º Juizado Especial Cível da Comarca de Rio Branco condenou um Hotel de Pet a pagar o valor de R$15...

Motorista despedido durante aposentadoria por invalidez deve ser reintegrado e indenizado

Um motorista que foi despedido durante a aposentadoria por invalidez deve ser reintegrado ao emprego e ao plano de...

OAB-AM e TJAM promovem debate sobre os desafios dos povos indígenas

A Comissão de Amparo e Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas da seccional do Amazonas (OAB-AM), em colaboração com...