Governo inaugura PAC no Centro e anuncia mais duas unidades até o fim do ano

Por Portal do Holanda

14/11/2014 16h59 — em Amazonas

Nesta sexta-feira, o Governo do Amazonas inaugurou a nova unidade do Pronto Atendimento ao Cidadão na Galeria Popular dos Remédios, no Centro, zona sul de Manaus. Com os serviços do PAC, Estado e Prefeitura de Manaus esperam consolidar de vez a estrutura comercial que aloja os antigos camelôs. A estimativa é que um público de mais de 50 mil pessoas passe a circular por mês no local em busca de atendimentos no PAC, o que também deve beneficiar os comerciantes.
 
Localizada na rua Miranda Leão, a Galeria Popular dos Remédios possui 220 boxes comerciais. O lugar está recebendo obras para abrigar outros 300 ex-camelôs do Centro. O PAC Galeria dos Remédios fica no quarto andar do prédio. Um elevador exclusivo será disponibilizado para dar acessibilidade às pessoas com deficiência e ao público em geral. Segundo a Ouvidoria Geral do Estado, o novo espaço substitui o PAC Porto de Manaus e oferece maior capacidade para atendimento. São 26 guichês para atender o público, seis a mais.
 
“Esse é um grande presente que a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus vem fazendo em prol da população. Com o PAC dentro da Galeria, não só a população será beneficiada, como também os microempresários”, declarou a ouvidora geral do Estado, Zanele Teixeira. Ela informou ainda que, até o fim do ano, outros dois PACs serão inaugurados por determinação do governador José Melo. A rede de serviços será oferecida no Shopping Via Norte e também na Galeria Popular do bairro Jorge Teixeira, que está sendo construída pela Prefeitura de Manaus na zona leste. No interior, Itacoatiara e Tefé devem ganhar PACs, no primeiro semestre do ano que vem.
 
Revitalização – As galerias populares fazem parte do projeto de revitalização do Centro Histórico e de regularização dos camelôs que ocupavam as calçadas da zona central da cidade. O projeto é do prefeito Arthur Neto. Além da Galeria dos Remédios, este ano, a prefeitura inaugurou a Galeria Espírito Santo e tem outras duas em desenvolvimento. De acordo com o secretário municipal de Governo, Márcio Noronha, a galeria da zona leste será uma das maiores da capital e ficará próxima ao Terminal de Integração de Ônibus T4.
 
Segundo o secretário municipal de Governo, a presença dos PACs é fundamental para atrair mais público às galerias. Desde as etapas iniciais de discussão do projeto das galerias, em 2012, foi identificada a necessidade da oferta dos serviços como atrativo popular. “Começamos a discutir o projeto para a retirada dos camelos, das galerias populares, e, desde lá, foi identificado que seria fundamental para o bom funcionamento que os PACs estivessem presentes, junto com os serviços prestados pela prefeitura. É fundamental”, frisou.
 
Estrutura do PAC dos Remédios - O novo PAC, com uma área de aproximadamente 572 metros quadrados, vai contar com os seguintes órgãos: Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno e Secretaria de Estado do Trabalho, Instituto de Identificação, Tribunal Regional do Trabalho, Bradesco Expresso, Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas, Secretaria do Estado da Fazenda do Estado do Amazonas, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas, Programa Estadual de Proteção, Orientação e Defesa do Consumidor, Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano e Correios.
 
A nova unidade também reúne os serviços do projeto Três em Um, que abrange os atendimentos relacionados ao CPF, INSS e à recepção e entrega dos documentos perdidos e achados.