Governo do Amazonas realiza oficina sobre resíduos sólidos

Por Portal do Holanda

09/12/2014 15h06 — em Amazonas

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) realiza a Oficina Setorial Participativa Popular do Plano de Resíduos Sólidos e Coleta Seletiva da Região Metropolitana de Manaus, na próxima sexta-feira (12), às 9h, no Auditório do Caesar Palace Hotel (Av. Darcy Vargas, 654, Chapada).

Aberta ao público, que pode participar da construção do plano de resíduos, a oficina tem como objetivo a avaliação coletiva e participativa do Diagnóstico de Resíduos Sólidos e Coleta Seletiva para o Município de Manaus. Já foram realizadas oficinas em Careiro da Várzea, Tefé, Manacapuru, Rio Preto da Eva, Iranduba, Novo Airão, Itacoatiara e Presidente Figueiredo.

A finalidade é refinar as informações contidas nos estudos. Gerar programas e projetos, que proporcionem o fortalecimento e a estruturação do gerenciamento de resíduos sólidos nos municípios amazonenses, para melhoria da qualidade de vida da população.

A elaboração do plano é resultado de parceria estabelecida entre o Governo do Amazonas, por meio da SDS, e o Governo Federal, com a Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente.

A SDS tem estabelecido mecanismos de participação social com apoio das Prefeituras Municipais, e também promovido a realização de Oficinas Participativas, e a implementação do Comitê Consultivo Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos, atendendo aos dispositivos da Lei Federal nº. 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Para secretária da SDS, Kamila Amaral, esse tem sido um processo democrático, participativo e de aprendizagem. “Nas oficinas do interior já percebemos o quanto é importante construir de forma coletiva esse plano comparando os dados técnicos de pesquisa e as demandas locais, especialmente dos catadores, que conhecem melhor do que ninguém a realidade e os problemas relacionados à coleta seletiva. Temos uma grande expectativa para essa oficina em Manaus e esperamos ter um excelente produto final”.