Governo divulga plano de vacinação para Manaus e municípios do Amazonas

Por Portal do Holanda

17/01/2021 6h56 — em Amazonas

Número de doses não foi informado - Foto: Freepik

Manaus/AM - Em meio ao colapso na saúde e críticas nacionais, o governo do Amazonas  finalmente apresentou o plano de vacinação para o estado. Segundo o documento, o processo de imunização deve acontecer em quatro fases tendo como grupos prioritários profissionais de saúde e pessoas com comorbidades.

As vacinas chegarão em Manaus e serão escoltadas pela Polícia Federal até o ponto de armazenamento. Daqui serão distribuídas para os municípios por vias terrestres, fluvial e aérea com prazos diferenciados. Segundo o plano, nas cidades onde é possível chegar por meio de estradas e aeroportos, as prefeituras receberão a dose em até três dias. Já onde o acesso é apenas por meio de rios o prazo de entrega das vacinas é de cinco dias.

Em todo o estado serão 794 salas de vacinação, 495 já existem e funcionam como rede de serviço de saúde diário. O Governo também garante que o estoque de seringas e agulhas já está garantido para a primeira fase do plano de vacinação. Ele afirma que o estoque atual é de 1.097.090 unidades, sendo 443 mil do Estado e 654.990 dos municípios e devem chegar ainda outros 1,5 milhão de kits do material entre janeiro e março.

Apesar da divulgação do plano, o Governo ainda não divulgou quantas doses o Amazonas irá receber, mas prometeu fazer o anúncio da informação amanhã (18). 

 

 

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas