Governadores fazem acordo para que Amazonas receba cota extra de vacinas

Por Portal do Holanda

22/01/2021 7h24 — em Amazonas

Vacinas devem chegar nos próximos dias - Foto: Divulgação

Manaus/AM - Governadores de 15 estados se reuniram via internet na noite dessa quinta-feira (21) e "votaram" para que o Amazonas receba uma cota extra da vacina contra o coronavírus, devido a situação caótica do sistema de saúde e o avanço devastador na nova cepa no estado.

Eles defendem que além das vacinas já previstas no Plano Nacional de Vacinação, o Amazonas receba ainda 5% a mais de vacinas dos lotes que ainda serão liberados pela Anvisa.

Eles pontuaram a gravidade da situação e afirmam que a imunização do maior número de pessoas possíveis vai ajudar a conter a propagação do vírus.

Wellington Dias (PT), governador do Piauí que participou a reunião, disse que "a questão é humanitária" e que o alto potencial de transmissibilidade é perigoso e merece toda a atenção.

A Anvisa deve anunciar hoje (22), se libera um novo lote da Coronavac que foi produzida no Brasil pelo Butantan. Os líderes querem que a remessa extra seja enviada ao Amazonas já a partir desse lote e também da vacina de Oxford que está prevista para chegar hoje.

Se o acordo de fato se concretizar, o Amazonas pode receber 300 mil novas doses das vacinas nos próximos dias.Além de Dias, participaram da reunião os governadores do Pará, Alagoas, Paraná São Paulo, Rio de Janeiro e outros.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas