FVS orienta sobre cuidados para prevenir doenças durante cheia no Amazonas
Manaus/AM - A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP) emitiu orientações para a população sobre cuidados essenciais durante e após a cheia dos rios, visando prevenir doenças e acidentes. A recomendação inclui atenção à água e alimentos consumidos, além de medidas de proteção durante a limpeza de áreas alagadas e contra animais peçonhentos.
Entre os principais riscos estão doenças como diarreia, hepatite A, leptospirose e infecções diversas. Para prevenção, a FVS-RCP reforça o uso de água tratada com hipoclorito de sódio ou fervida, e cuidados no manuseio e preparo dos alimentos.
Durante e após as inundações, também é importante usar equipamentos de proteção (luvas, botas) na limpeza e manter atenção contra serpentes, escorpiões e aranhas, que tendem a se abrigar em áreas secas.
A FVS-RCP integra o Comitê Estadual de Enfrentamento a Eventos Climáticos e já distribuiu 2,3 milhões de unidades de hipoclorito em 2025. Também foi publicado um plano de contingência e uma nota técnica para orientar municípios e profissionais de saúde quanto à vigilância e controle de doenças.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas