FVS alerta para risco de novo surto de Covid-19 no Amazonas

Por Portal do Holanda

29/07/2021 18h56 — em Amazonas

Foto: Divulgação

Manaus/AM - A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP) emitiu um alerta de risco para Covid-19, na tarde desta quinta-feira (29), após receber notificação de surto da infecção na cidade de Islândia, Peru, na região de fronteira do Alto Solimões, com o município de Benjamin Constant. O alerta está disponível no site da FVS-RCP (www.fvs.am.gov.br) e visa acionar as equipes de Resposta Rápida para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas.

Conforme o comunicado, no período de 1º a 19 de julho, foram registrados 82 casos de Covid-19 na cidade de Islândia, no Peru. Em junho, o registro era de apenas um caso da infecção. A região também é próxima de Atalaia do Norte e Tabatinga. 

Após o alerta, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde da FVS-RCP (CIEVS/FVS-RCP) informou ao CIEVS Nacional com a finalidade de articular e coordenar as ações de vigilância voltadas para a região de fronteira do Alto Solimões e evitar a disseminação de Covid-19, nos municípios brasileiros, e da variante Lambda (também conhecida como C.37 ou “Variante Andina”, identificada no Peru).

Estratégia - Diante do cenário de risco para Covid-19, a FVS-RCP está organizando uma ação de suporte ao enfrentamento da pandemia na região de fronteira do Alto Solimões, incluindo Benjamin Constant, Atalaia do Norte e Tabatinga.

O virologista e pesquisador Felipe Naveca, do ILMD/Fiocruz Amazônia, apontou que a instituição está ofertando todo o suporte para ações de laboratório e de pesquisa, dentro da Vigilância Genômica, com a identificação de linhagens do novo coronavírus (SARS-CoV-2).

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas