Compartilhe este texto

FVS afirma que tamiflu está em falta no Brasil: 'o pouco que temos são para casos graves'

Por Portal Do Holanda

14/04/2020 15h41 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Em entrevista realizada na tarde desta terça-feira (14), a diretora presidente da Fundação de Vigilância em Saúde, Rosemary Pinto, explicou o motivo de não aplicar tamiflu em pacientes com sintomas gripais.

Segundo Rosemary, o tamiflu é um medicamento específico para tratar a influenza. Caso o pacientes surgisse com sintomas de gripe, a aplicação do tamiflu poderia ajudar a "descartar" o caso como coronavírus, pois os sintomas iriam amenizar. Porém, a falta do medicamento é um problema nacional: "não há nem na rede privada ou na rede pública de saúde. Mesmo que o médico receite para o paciente, ele não vai conseguir nem em farmácias, nem em postos de saúde", disse Rosemary.

A diretora-presidente continuou: " Os poucos tratamentos que temos, eu vou ser bem direta, são 100 tratamentos, eles estão sendo utilizados em pacientes em estados graves ou em UTI". A previsão para a chegada do medicamento, é de pelo menos 30 a 40 dias, segundo a FVS.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: casos de coronavírus, coronavírus amazonas, coronavírus Manaus, FVS, tamiflu, Amazonas, Coronavírus

+ Amazonas