Exploração mineral avança para a fase de licenciamento

Por

18/06/2013 15h48 — em Amazonas

A exploração da silvinita no Amazonas avança para a fase de elaboração do licenciamento ambiental. O anúncio foi feito pelo líder do governo, deputado Sinésio Campos durante a penúltima Audiência Pública “Potássio, uma realidade do Amazonas para o Brasil”, promovida no município de Nhamundá pela Comissão de Mineração, Geodiversidade, Recursos Hídricos, Gás e Petróleo, da Assembleia Legislativa.

De acordo com o parlamentar, o Governo do Amazonas, por intermédio do Instituto de Proteção Ambiental começou a elaborar o plano de licenciamento para a exploração do mineral na região do Rosarinho, localizada no município de Autazes. O trabalho, segundo Sinésio, tem como base a Carta de Referência da licença de Taquari-Vassouras, única mina de potássio em atividade no Brasil, localizada em Aracajú (SE).

O deputado informou que o Ipaam criou uma equipe técnica formada por especialistas em meio ambiente, geólogos e topógrafos para analisar os principais impactos ambientais e a forma de evitar danos a natureza com a implantação da mina em Autazes. “Hoje o Brasil tem todas as tecnologias para evitar qualquer tipo de dano, seja ao ser humano ou ao meio ambiente. Queremos todos os estudos completos e sem nenhum risco”, disse Sinésio Campos.

Bauxita

O geólogo do Departamento Nacional de Produção Mineral, Fred Cruz, disse que Nhamundá faz parte do mapa das cidades com potencial de minério, como a bauxita, utilizado na fabricação de alumínio, encontrada também em Presidente Figueiredo e Urucará. “Somadas, as três cidades possuem uma reserva estimada de 151,8 milhões de toneladas, correspondente a US$ 5,31 bilhões, sendo o preço de mercado estabelecido em US$ 35 a tonelada”, disse.

O coordenador da Comissão de Mineração da ALEAM, Roberto Silva, disse que será realizada a última Audiência Pública sobre o tema, no município de Itacoatiara, quando o deputado Sinésio Campos vai fazer um balanço de todos os encontros com a participação de todos os prefeitos do Fórum dos Municípios Mineradores e Exploradores das regiões dos rios Madeira e Amazonas.

Maués 

Depois de visitar o município de Maués no fim de semana, juntamente com os petistas José Ricardo e Francisco Praciano, o líder do governo Sinésio Campos, fez um relato a respeito da situação da administração do prefeito Padre Carlos, que segundo ele não há nenhuma anormalidade, “constamos que o município não está em pé de guerra”.
 
O parlamentar disse que foi um dia de trabalho, “onde constatamos, desde a chegada, como estava a relação do povo com o município e observamos o respeito e a confiança que as pessoas tem com o Padre Carlos. “Nós somos Governo e queremos que as coisas funcionem, não fomos lá fazer proselitismo político. Fomos junto com a comitiva, órgãos federais e estaduais, para dar encaminhamento às demandas”, disse Sinésio.

NULL

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas