Escolas da rede pública estadual retomam atividades

Por

01/07/2014 16h58 — em Amazonas

Conforme pré-estabelecido no calendário escolar do ano corrente, nesta terça-feira, dia 1º de julho, as escolas da rede pública estadual retomaram suas atividades após o recesso que compreendeu os dias 17 e 30 de junho.

O calendário escolar da rede pública estadual do Amazonas foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação e atenta para o estabelecimento de 200 dias letivos divididos em quatro bimestres conforme determina a Lei Federal Nº 9.394/1996.

Por iniciativa da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas os professores da rede pública estadual de ensino tiveram a oportunidade de escolher mediante votação qual calendário escolar seria adotado pela rede no ano de 2014. O processo ocorreu em agosto de 2013 e contou com a participação de 15.688 professores da capital e do interior do Estado.

A votação se deu no período de 19 a 23 de agosto e neste período os professores tiveram a oportunidade de decidir sobre três opções previamente apresentadas pela Seduc, as quais foram elaboradas por uma equipe técnica atentando para as orientações do Ministério da Educação (MEC) e Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). O processo foi assessorado pelo Departamento de Políticas e Programas Educacionais da Secretaria.

A opção escolhida pela maioria dos professores determinou que as aulas fossem iniciadas no dia 5 de fevereiro e concluídas no dia 19 de dezembro de 2014. O calendário eleito também estabeleceu férias escolares entre os dias 17 e 30 de junho, período que compreendeu a realização dos jogos da Copa do Mundo de Futebol em Manaus.

A rede pública estadual de educação conta com 571 escolas, sendo 225 localizadas em Manaus e 346 no interior do Estado. A rede é formada por aproximadamente 530 mil estudantes.