Campeonato Amazonense de Arrancada com categoria infantil

Por

01/07/2014 17h00 — em Amazonas

Uma das categorias que mais chama a atenção do público que acompanha o Campeonato Amazonense de Arrancada, realizado na pista Amazonas Dragway, na estrada do município de Iranduba, é a “Dragster Júnior”, que possui os pilotos Gustavo Lima e Juliane Bento, ambos com 9 anos, dirigindo um carro modelo dragster de baixa potência. Neste sábado e domingo das 9h às 18h, terá a terceira etapa do campeonato, na pista Amazonas Dragway, localizada na estrada do município de Iranduba.

Juntos, Juliane e Gustavo estão fazendo história no Estado como os pilotos mais novos a disputar o Amazonense de Arrancada. A categoria que eles participam, também conhecida como Drag Júnior, permite crianças a partir dos 8 anos até adolescentes com 14 anos.

Os carros que eles dirigem são de baixa potência, não ultrapassam os 140 quilômetros por hora, e são feitos com base em um chassi tubular longo. Também seguem uma série de normas e são obrigados a ter “gaiola de proteção” e cinto de segurança reforçado, com cinco pontas. Tanto o carro de Juliane quanto o de Gustavo são do Sul, onde participaram de competições nacionais. A categoria Drag Júnior tem ganhado bastante adesão em todo o país, desde 2012, com o aumento de competidores.

“O Amazonas, que possui atualmente a melhor pista de arrancada do país, após o fechamento do Velopark, no Rio Grande do Sul, tem a categoria Drag Júnior desde o ano passado, quando veio um piloto de São Paulo, o Felipe Luna, competir aqui junto com o amazonense Gustavo Lima. Esse ano, a Juliane Bento entrou na competição, mostrando muita garra e coragem. Aliás, na segunda etapa do campeonato ela ficou em primeiro lugar na colocação da categoria”, disse um dos responsáveis pelo campeonato, Luciano Bento, que também é piloto e tio de Juliane. 

Nacional

Recentemente, a piloto Isabela Porte, uma menina paulista de 12 anos, também chamou a atenção do mundo ao vencer a categoria “Dragster Júnior”, no Campeonato Brasileiro de Arrancada. Ela faz parte equipe Dominator e tem feito a diferença nas pistas, buscando cada vez tempos mais baixos.