Detentos vão auxiliar equipes de saúde dentro de presídios no Amazonas

Por Portal do Holanda

25/11/2020 17h54 — em Amazonas

Foto: Divulgação

Manaus/AM - O Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), iniciou o  projeto “Agente Promotor de Saúde”. Ele é fruto de uma parceria da Seap com a empresa cogestora RH Multi e tem como objetivo utilizar internos da unidade prisional como auxiliares da equipe de saúde dentro dos pavilhões.

A implantação do projeto foi possível após uma seleção criteriosa de 10 reeducandos, que passaram por uma capacitação envolvendo aulas práticas e teóricas sobre o papel do agente promotor de saúde na unidade, automedicação, diagnóstico de doenças infecciosas e primeiros-socorros, além da aplicação de provas diárias e dinâmicas para memorização do conteúdo ensinado. No total, o curso contou com uma carga horária de 120 horas e certificação aos reeducandos participantes.

Familiares dos reeducandos que irão atuar no projeto também participaram da cerimônia. Eles tiveram a oportunidade de entregar o certificado ao seu ente e acompanhar de perto mais um passo rumo à ressocialização.

De acordo com o diretor do Ipat, Márcio Pinho, a implantação do projeto significa ampliar o atendimento da equipe de saúde a um número maior de internos. “Com a implantação desse projeto, teremos a oportunidade de otimizar os atendimentos aqui na unidade. Agora, esses reeducandos vão poder auxiliar nossa equipe de saúde, ampliando o alcance dela para todos os internos”, finalizou.


+ Amazonas