Defensores públicos pedem mais coletivos circulando em dias de evento

Por

29/06/2014 14h21 — em Amazonas

 

Os defensores públicos Mário Wu Filho e Christiano Pinheiro da Costa, membros da Comissão Especial de Atendimento na Copa 2014 (CEACopa), da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), protocolizaram um ofício solicitando inspeção da oferta de transporte coletivo no Complexo Turístico da Ponta Negra nos dias de transmissão de jogos na FIFA Fan Fest, junto ao Programa Estadual de Proteção, Orientação e Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-Am).

O documento solicita atenção dos órgãos competentes em relação ao número de coletivos designados para os eventos de transmissão dos jogos da Copa do Mundo de Futebol, em especial aqueles em que a seleção brasileira disputa, por conta da reunião em massa de espectadores no local. O defensor público Mário Wu afirmou que em várias situações presenciou a dificuldade das pessoas em utilizar o serviço ao término do FIFA Fan Fest, por ser o único meio de transporte coletivo neste evento. “Assim como os turistas, os usuários em geral precisam ter a garantia que o serviço oferecido seja eficiente”, afirmou Mário.

A diretora do Procon-Am, Janaina Sales Rodrigues, recebeu a solicitação da DPE-AM e propôs a encaminhá-la aos órgãos competentes para que o problema seja resolvido com prontidão. “Vamos tomar as providências necessárias e cabíveis, além de fiscalizar as ações que serão feitas pelos responsáveis pelo transporte público. Na medida em que recebemos respostas iremos comunicar à Defensoria Pública”, ressaltou.

Mario Wu Filho disse ainda que se não houver resposta à solicitação, a DPE-AM poderá seguir com outras providências. “Um pedido de Ação Civil Pública contra a Prefeitura Municipal de Manaus e a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) será encaminhado ao Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM)”, completou o defensor público.

A equipe da CEACopa, permanecerá com os atendimentos jurídicos gratuitos seguindo a programação para os dias de jogos do Brasil no FIFA Fan Fest e com o Plantão da DPE-AM até o encerramento do mundial de futebol.