Covid: Pesquisadores avaliam eficácia de vacina em imunizados no Amazonas

Por Portal do Holanda

02/03/2021 15h01 — em Amazonas

Pesquisadores estimam um período de duas semanas para divulgação de dados - Foto: Divulgação

Manaus/AM - Pesquisadores da região e de outras capitais estudam a eficácia da vacinação no público imunizado no Amazonas, o estado com maior cobertura até o momento. A expectativa é que as informações obtidas possam validar a efetividade da vacina como principal ferramenta no enfrentamento da doença, principalmente causada pela variante P1.

Para chegar ao resultado, o grupo de pesquisadores levará em consideração dados de mais de 60 mil profissionais de saúde vacinados na capital e de outros 100 mil idosos imunizados desde janeiro de 2020 até este mês.

O coordenador do comitê, o médico infectologista Bernardino Albuquerque, explicou que o estudo permitirá avaliar não somente os próximos passos a serem dados pelos órgãos de vigilância, como também a eficácia do imunizante no estado, onde foi identificada a nova variante P1 e que está em 1º no ranking nacional de vacinação.

Os pesquisadores estimam um período de duas semanas para divulgação de dados parciais sobre a efetividade da vacina no combate à doença.

De acordo com o médico infectologista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Júlio Croda, os pesquisadores observarão dados disponíveis em sistemas como o e-SUS Notifica, Sivep Gripe e no Laboratório Central (Lacen-AM). A ideia é subsidiar outras capitais brasileiras a partir das respostas encontradas pelos especialistas em Manaus.

“A gente tem muita esperança que ela (vacina) continue funcionando sim, e eu acho que a gente tem que estimular a vacinação para a população. Não temos nenhum dado, atualmente, que justifique que a vacina não funciona para essa nova variante. O que podemos falar para a população é que se vacine, porque é a melhor prevenção que a gente tem nesse momento, para não adquirir a doença, associado, lógico, às medidas preventivas”, complementou.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas