Amazonas terá comitê científico para analisar efeitos da variante P1

Por Portal do Holanda

02/03/2021 14h57 — em Amazonas

Reunião comitê científico - Foto: Divulgfação/Secom

Manaus/AM - O Governo do Amazonas anunciou hoje (2) a formalização do Comitê de Assessoramento Científico Externo, integrado por pesquisadores de instituições locais, de outros estados e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). O grupo de estudiosos independentes, que já auxiliavam o Estado no enfrentamento da pandemia, vai realizar estudos sobre a transmissibilidade e letalidade da variante P1, predominante entre as cepas do novo coronavírus circulantes no Amazonas, e os impactos da vacinação contra a Covid-19.

Os resultados obtidos pelo novo comitê vão orientar a tomada de decisões do governador do estado. Durante apresentação dos trabalhos do grupo, em reunião na sede do Governo, na zona oeste de Manaus, o governador destacou que o decreto formalizando o comitê será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

“Há uma necessidade de fazer um entendimento da doença avaliando não apenas os números frios que são apresentados, mas na realidade do que acontece no dia a dia, entendendo todo o ciclo, desde a assistência à vacinação, o perfil dos infectados e o trabalho de campo, tanto na capital quanto no interior, para que a gente possa ter um diagnóstico cada vez mais preciso sobre o comportamento dessa doença e de que maneira a nossa assistência em saúde, a nossa comunicação, e os entes envolvidos devem agir para poder orientar as pessoas”, destacou Wilson Lima.

Os trabalhos do comitê já começaram e 12 estudos estão em andamento, informou o coordenador do grupo, Bernardino Albuquerque, pesquisador da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas