Covid: Distribuição de novas doses de vacina inicia no interior do Amazonas

Por Portal do Holanda

05/03/2021 16h43 — em Amazonas

Doses de vacina - Foto: Djalma Júnior/Secom

Manaus/AM - Com a chegada de mais 62,8 mil doses da vacina contra a Covid-19 ao Amazonas nesta semana, a distribuição do imunizante para os municípios do interior iniciou nesta quinta-feira (4).

A meta para essa fase é destinar 26,7 mil doses desta nova remessa à população fora da capital, segundo a Fundação de Vigilância e Saúde do Amazonas (FVS-AM). O imunizante, do tipo CoronaVac, fabricado pelo Instituto Butantã, deverá atender neste momento o grupo prioritário na faixa etária entre 60 e 64 anos, com prioridade para quem possui comorbidades. 

Até esta sexta-feira (05), 21 municípios já efetuaram a retirada das novas doses. Ainda hoje, é esperada a entrega da vacina para outros dez: Barreirinha, Benjamin Constant, Coari, Novo Aripuanã, Parintins, Pauini, Rio Preto da Eva, Tapauá, Presidente Figueiredo e Eirunepé.

O município de Anori (distante 194 quilômetros de Manaus) foi um dos que receberam o imunizante ainda na manhã desta sexta-feira. O representante da cidade na capital, Edvaldo Brito, destacou a agilidade do governador Wilson Lima em organizar a distribuição.

Buscando atender ainda a população indígena em áreas remotas, o Governo do Amazonas efetuou, também nesta sexta, a entrega de doses para representantes da etnia Waimiri Atroari. De acordo com Elaine Cristina, representante da comunidade, com as novas doses entregues será possível imunizar todo o grupo prioritário que vive na aldeia, motivo de felicidade.

Avaliação – De acordo com a coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Josy Dias, o trabalho realizado junto ao Governo do Amazonas tem sido fundamental para que todas as localidades sejam contempladas e assim agilizar a imunização da população em todo o estado.

Imunização – Este já é o sexto lote de vacinas contra a Covid-19 recebidas pelo Amazonas, que já imunizou mais de 348 mil pessoas em todo o estado. Com esse quantitativo, o Amazonas se mantém em primeiro lugar no Ranking Nacional de Vacinação, conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas