Governo do Amazonas faz reunião com EUA para alinhar compra de vacinas

Por Portal do Holanda

05/03/2021 16h41 — em Amazonas

Foto: Divulgação Secom

Manaus/AM- Foi realizada nesta sexta-feira (5), a 1ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral do 22º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, com a presença  do embaixador dos Estados Unidos (EUA), Todd Chapman, onde foi tratado sobre sustentabilidade e compra de vacinas contra a Covid-19.

O encontro foi virtual e o governador Wilson Lima esteve presente junto com outros governadores, afim de estreitar relações. No dia 22 de abril haverá uma reunião com o presidente norte-americano, Joe Biden, e outros líderes mundiais.

Vacina

O governo do Amazonas e demais estados da Amazônia Legal ressaltaram o avanço da vacinação e assinalaram que não há como estabelecer um desenvolvimento sustentável sem a devida proteção às pessoas. Wilson Lima defendeu a possibilidade de compra de vacinas dos EUA pelo Consórcio de Governadores para reforçar o Programa Nacional de Imunização do Governo Federal.

“Hoje, proteção às pessoas se traduz em vacinas e combate à pandemia. Essa é nossa urgência agora, então aqui eu reforço o apelo feito pelo Mauro Mendes (MT). A fala anterior também do Gladson Cameli (AC) e do Helder Barbalho (PA) de que haja sensibilidade do governo americano. Queremos pedir a oportunidade de poder comprar vacinas para o nosso povo, isso hoje é prioridade, e falo isso porque o estado do Amazonas foi o primeiro a ser impactado pela pandemia, e aqui nós temos problemas históricos com a estrutura da saúde comprometida”, disse.

Parcerias

Wilson Lima destacou e agradeceu ao embaixador pelas parcerias com os Estados Unidos, que ocorrem não apenas por meio de agências americanas, mas também com organizações e iniciativa privada. Muitas dessas cooperações são parcerias para intercâmbios, projetos de pesquisa e colaboração educacionais, e ocorrem por meio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Há, ainda, o apoio no enfrentamento à pandemia, com a doação de Equipamentos de Proteção Individual e de equipamentos. 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas