Cemitérios de Manaus recebem cerca de 200 mil pessoas no Dia das Mães
Manaus/AM - Cerca de 200 mil pessoas visitaram os cemitérios de Manaus, neste domingo (11), no Dia das Mães. Todos os dez cemitérios públicos – seis urbanos e quatro da zona rural – receberam atenção especial com limpeza minuciosa, capinação, poda, pintura e revitalização de áreas comuns como os cruzeiros e os corredores de visitação.
O secretário da Semulsp, Sabá Reis, percorreu os cemitérios ao longo do domingo e afirmou que o trabalho realizado é mais do que uma obrigação administrativa, é um gesto de humanidade.
“Não se trata apenas de limpar um espaço. Nos preocupamos em acolher as pessoas no momento em que elas mais precisam de conforto. A prefeitura, por orientação do prefeito David Almeida, vem trabalhando com o coração aberto para que os campos-santos sejam lugares de paz, dignidade e reverência”, disse.
A transformação foi visível e tocante. As famílias que compareceram aos cemitérios fizeram questão de reconhecer o zelo da Prefeitura de Manaus. “A limpeza estava impecável, a pintura renovada, os espaços floridos. Isso mostra que há respeito com nossas mães, mesmo depois de partirem. Foi emocionante ver esse cuidado com cada detalhe”, disse Maria das Dores, moradora do bairro Compensa, que visitava o túmulo da mãe no cemitério Santa Helena, no bairro São Raimundo.
A ação também contou com apresentações musicais ao vivo, cultos, missas e momentos de louvor. Músicas que falavam de saudade e fé foram entoadas por servidores da própria Semulsp e grupos religiosos.
Agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) organizaram o trânsito, ambulâncias do Serviço Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros estiveram a postos para atuar em casos de emergência. Assistentes sociais da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) e Agentes da Guarda Civil Metropolitana também estiveram presentes nos campos-santos.
ASSUNTOS: Amazonas