Compartilhe este texto

CBA lança novo edital para startups de bionegócios na Amazônia

Por Portal Do Holanda

25/07/2025 17h29 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM – O Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) abriu as inscrições para o segundo edital do programa CBA OPEN, buscando startups inovadoras em bionegócios para ocupar espaços físicos no seu Espaço CBA de Inovação (ECBAI), localizado na sede da instituição, no Distrito Industrial de Manaus.

O chamamento público é contínuo e direcionado a empresas com até 10 anos de CNPJ, que desenvolvam soluções tecnológicas e científicas focadas no aproveitamento sustentável da biodiversidade amazônica. As propostas devem ser submetidas via formulário eletrônico no site do CBA: www.cbamazonia.org.

Caio Perecin, diretor de operações do CBA, ressalta que o programa visa "transformar ciência em desenvolvimento, conectando inovação, biodiversidade e empreendedorismo para impulsionar a nova economia da floresta."

A primeira edição do edital selecionou sete startups. Com a conclusão das obras de infraestrutura, o ECBAI está agora pronto para receber novos empreendedores e expandir sua capacidade de fomentar ideias com alto potencial econômico, social e ambiental na região.

As startups selecionadas terão acesso a espaços compartilhados ou privativos, infraestrutura laboratorial e técnica do CBA, apoio no desenvolvimento de produtos, articulação com mentores e parceiros estratégicos, além de auxílio na captação de recursos. As empresas podem oferecer contrapartidas não financeiras, como serviços ou recursos para pesquisa e desenvolvimento.

A permanência mínima no ECBAI é de 12 meses, com possibilidade de prorrogação mediante avaliação de desempenho.

Com o CBA OPEN, o Centro de Bionegócios da Amazônia se consolida como um dos principais hubs de bioeconomia da região, promovendo a colaboração entre os setores público e privado, a academia e as comunidades tradicionais para impulsionar negócios sustentáveis.

O Espaço CBA de Inovação é uma iniciativa apoiada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), parte da estratégia do Governo Federal para transformar o CBA em um polo de bioeconomia amazônica.

Para dúvidas e mais informações, entre em contato pelo e-mail: [email protected]. O edital completo está disponível em: https://cbamazonia.org/editais/edital-cba-open-ii/.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas