Caso Dom e Bruno: Em audiência, ‘Colômbia’ fica em silêncio e pescadores alegam inocência
Manaus/AM - Durante a audiência de instrução do processo que apura a atuação de uma organização criminosa de pesca ilegal na Terra Indígena Vale do Javari, o principal acusado Ruben Dario da Silva Villar, o “Colômbia”, optou por ficar em silêncio. O homem é um dos acusados de envolvimento nas mortes do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira.
A Justiça Federal do Amazonas concluiu a audiência de instrução nesta sexta-feira (17). A ação penal foi movida pelo Ministério Público Federal (MPF), que denunciou nove suspeitos - todos pescadores - por envolvimento no esquema de pesca ilegal no Vale do Javari.
Além de Ruben, foi ouvido Amarildo da Costa de Oliveira, que também é réu pelas mortes de Dom e Bruno, e outros pescadores que alegaram inocência ou não se pronunciaram em juízo. Com o fim desta fase do processo, o próximo passo são alegações finais da acusação e da defesa.
O "Colômbia" é acusado de comandar o esquema de pesca ilegal e do tráfico de munições no Vale do Javari. O homem é apontado como mandante das mortes de Dom e Bruno. A principal motivação apontada pela investigação é de que Bruno passou a ser alvo por seu trabalho de fiscalização contra atividades ilegais na região.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas, Policial