Compartilhe este texto

Cartilha da campanha Conte até 10 poderá ser distribuída para alunos da rede pública

Por Portal Do Holanda

09/07/2013 16h06 — em
Amazonas



Adolescentes das escolas públicas da rede estadual em Manaus poderão receber a cartilha da campanha “Conte até 10!”, que tem o objetivo de combater a banalização da violência e reduzir o número de mortes por motivo fútil ou por impulso. Os casos de violências estão mais presentes entre estudantes dos 6º e 9º anos, conforme informação obtida pela juíza titular do 1º Tribunal do Júri da Comarca de Manaus, Mirza Telma Cunha, coordenadora da campanha no Amazonas.

Ela se reuniu com o secretário adjunto da Secretaria Estadual de Educação, Rossieli Soares da Silva, para discutir a possibilidade de distribuição das cartilhas entre os estudantes da rede estadual.

A campanha, coordenada nacionalmente pela Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública, já vem sendo desenvolvida em vários Estados e tem como slogan “A raiva passa, a vida fica. Paz! Essa é a atitude!”. No Amazonas, o lançamento aconteceu no final do mês passado, durante a realização do Festival Folclórico de Parintins.

De acordo com juíza, durante uma reunião com o secretário de Educação foram discutidos os principais problemas que atingem as escolas públicas estaduais em relação à violência. “Foi uma reunião bastante produtiva. Segundo o secretário, os casos de violências estão mais presentes entre os 6º e 9º anos, sendo que a desestruturação das famílias é um dos principais fatores que influenciam para essa situação”, comentou.

A magistrada disse também que a cartilha irá passar por uma equipe interdisciplinar da Seduc, que vai avaliar a publicação e posteriormente distribuí-las nas escolas. “O objetivo maior é a redução da violência. Trata-se de um trabalho preventivo, que é mostrar aos jovens as consequências dos seus atos. Queremos colaborar para um futuro melhor e, se conseguirmos sensibilizar esses jovens, nós teremos pessoas melhores no futuro”, acrescentou Mirza Telma.

Sobre a cartilha

Com 62 páginas, a cartilha discute temas como os direitos e deveres dos adolescentes, a violência nas escolas, bullyng, e o enfrentamento da violência nas escolas. A cartilha é uma iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público e da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública, que pretende ir além da qualificação e sensibilização dos agentes de Justiça e engajar também a sociedade civil na luta contra violência.

A campanha “Conte até 10!” tem por objetivo a prevenção de mortes que decorrem de ações impensadas, impulsos ou motivos fúteis que correspondem a uma quantidade expressiva dos milhares de homicídios que acontecem todos os anos no Brasil. O público-alvo tem como foco principal os jovens que, segundo os dados do Mapa da Violência, do Instituto Sangari/Ministério da Justiça, são as principais vítimas.

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus, Amazonas

+ Amazonas