Bombeiros resgatam vítimas de prédio em chamas durante salvamento simulado

Por

06/07/2014 12h50 — em Amazonas

 

Bombeiros resgatam vítimas de prédio em chamas no centro da cidade durante salvamento simulado e mostram a capacidade de resposta da corporação

 

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) realizou neste domingo, 06, resgates de vítimas de incêndio em edifícios, durante simulado de “Salvamento em Altura”. O objetivo da operação foi apresentar os equipamentos utilizados pelos militares e mostrar a capacidade de resposta da corporação, durante situações de emergência. A ação ocorreu nos edifícios Cidade de Manaus e Zulmira Bitencourtt,  localizados na Av. Eduardo Ribeiro, no centro comercial de Manaus, e atraiu olhares do público que estava no local.

A simulação contou com pelo menos 60 militares para o resgate de três vítimas impedidas de utilizarem as escadas devido a um incêndio no prédio. Para o salvamento, bombeiros militares utilizaram técnicas vertical e horizontal, com recursos de macas Sked, garantindo a descida rápida e segura. Além disso, o público conferiu também os bombeiros em técnicas de homem aranha e rapel negativo, possibilitando o acompanhamento e avaliação do local da descida. Uma auto plataforma mecânica com capacidade operacional de 68m foi empregada para a retirada da vítima em outro prédio e o helicóptero multimissão modelo Esquilo do CBMAM, fez o monitoramento da ação.  

 

“Queremos demonstrar à população que estamos preparados para este tipo de sinistro, como também garantir a sensação de segurança diante de qualquer incêndio dessa magnitude. É importante que todos saibam que o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas está pronto para ação com homens e equipamentos e são capazes de agir a qualquer momento”, enfatizou o Comandante Geral do CBMAM, coronel Roberto Rocha.

 

As pessoas presentes no local acompanharam de perto toda ação dos militares no salvamento em altura e puderam conhecer um pouco mais do trabalho da corporação.

“Acho muito importante este simulado, pois informa a sociedade sobre a atividade do Corpo de Bombeiros com demonstração de técnicas utilizadas para o resgate de vítimas em situação difícil. O serviço dos bombeiros é essencial para a população e acompanhando esta ação de perto, nos passa confiança no trabalho da equipe”, enfatizou professora Glaucia da Costa, 39. 

 

O Simulado faz parte das atividades da programação da Semana dos Bombeiros e do aniversário de 138 anos da Corporação. A programação continua até dia 11 de julho. No Manauara Shopping, localizado na Av. Mário Ypiranga Monteiro, bairro Adrianópolis, acontece exposição de equipamentos do CBMAM com espaço para a diversão das crianças.